Práticas de sensibilização à diversidade linguística e cultural nos primeiros anos de escolaridade: reflexões a partir da sala de aula

Susana Sá, Ana Isabel Andrade

Resumo


Integrar a diversidade e o pluralismo na educação nunca foi uma realidade tão premente como nos dias
actuais em que os fluxos migratórios e o fenómeno da globalização exigem a convivência entre formas de
ser e estar muito diferentes. Sobre a educação recai a responsabilidade de acolher toda esta diversidade e
de preparar os alunos para viver com o Outro de forma harmoniosa e salutar.
Neste quadro, apresentamos alguns projectos de investigação-acção realizados com alunos do 1º Ciclo do
Ensino Básico sobre a diversidade linguística e cultural, tecendo algumas considerações sobre as
potencialidades desta abordagem nos primeiros anos de escolaridade, essencialmente no que diz respieto
às temáticas a trabalhar no currículo.


Palavras-chave


Diversidade linguística e cultural, Educação para o desenvolvimento sustentável

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol14.140

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