“Surprised!” Telling the pictures. Can the illustrations in picture books promote language acquisition?

Sandie Mourão

Resumo


Este artigo procura apresentar os resultados da re-análise dos dados recolhidos em dois projectos de investigaçãoacção
sobre a utilização de álbuns em língua inglesa nas aulas de Inglês da Educação Pré-Escolar em Portugal.
Dois álbums forum usados, demonstrando diferentes interacções entre texto e imagem, ‘paralela’ e ‘interdependente’
. Transcrições de gravações de horas do conto com estes livros foram categorizadas de acordo com as
falas em Inglês a que o texto ou imagem deram origem. Os resultados indicam que a linguagem que as crianças
aprendem de facto, com os livros ‘inter-dependentes’ (onde a história escrita é diferente da história ilustrada) é
mais rica e as próprias crianças tomam um papel mais activo na criação de um significado. As implicações destes
resultados são discutidas.

The following article presents the findings of a re-analysis of data from two action research projects investigating
the use of English picture books in Pre-school English classes in Portugal. Two picture books were used, each
representing parallel and interdependent storytelling models. Audio tapescripts of the picture book read alouds
were categorised according to the utterances prompted by the verbal and visual texts. Results show that foreign
language acquisition is extended when both the verbal and visual texts of a picture book are used for language
input and that children are more actively involved in meaning making. Implications are discussed.


Palavras-chave


Livros de contos com imagens; ilustrações; Educação pré-escolar

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol14.143

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Periodicidade semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIH PLUS | Latindex  | MIAR |QOAM | QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMICI Journals Master List database|SJIF Journal Rank|OpenAire |Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)