Supervisão pedagógica em contexto de formação inicial de professores do 1º CEB: uma análise focada nos relatórios de estágio

Pedro Ferreira, Preciosa Fernandes

Resumo


O presente artigo[1] tem como objetivo geral contribuir para aprofundar o conhecimento sobre processos de supervisão pedagógica em contexto de formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico. Para isso, foram analisados relatórios finais de estágio de 16 estagiários/futuros professores de uma Escola Superior de Educação do Ensino Particular e Cooperativo, realizados no ano de 2013-2014. A análise de conteúdo (Bardin, 2009) dos relatórios assentou nas seguintes categorias: i) Conceções de supervisão pedagógica e de inovação curricular e ii) Processo de supervisão, em contexto de formação inicial de professores do 1.ºCiclo do Ensino Básico (CEB). Genericamente, os relatórios evidenciam uma conceção de supervisão reflexiva (Alarcão & Canha, 2013), orientada por princípios de cooperação, apoio e trabalho colaborativo entre toda a equipa pedagógica, com espaço para a reflexão e o trabalho autónomo dos estagiários/futuros professores do 1º CEB. No que respeita especificamente ao processo de supervisão, a análise indica uma ênfase nas pedagogias ativas e na articulação entre a teoria e a prática.


Palavras-chave


Conceções de supervisão pedagógica; Formação inicial de professores; Processo de supervisão pedagógica; 1º CEB.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20.157

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