Arte, lazer e juventude no contexto da educação social
Art, leisure and youth in the context of social education

Iranilda Oliveira de Medeiros, Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo identificar se a participação de jovens das camadas populares nos projetos de arte e educação social de uma organização do Terceiro Setor em seu tempo de lazer os influenciou a se apropriarem da arte, inclusive como forma de lazer. Para tanto, adotou-se como metodologia uma pesquisa qualitativa, com enfoques bibliográfico-documental e de campo. Com a análise dos dados, percebeu-se que tais iniciativas exercem forte influência para a apropriação da arte por parte dos sujeitos estudados. Entretanto, os interesses desses jovens quanto à arte são diversificados, podendo ser entendida como trabalho, como lazer ou como instrumento de transformação social. Uma das dificuldades percebidas foi a manutenção do espaço ainda prioritariamente ligado ao orçamento público.


Palavras-chave


Juventude; Lazer; Arte, Educação

Texto Completo:

PDF

Referências


Brasil, Portal do Ministério das cidades (2007). Experiências de regularização fundiária no Brasil: regularização fundiária no município de Mauá – SP concessão de uso especial para fins de moradia – CUEM Jardim Oratório. Consultado em 05/08/2010, disponível em

Bourdieu, P. (2007). A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP.

Caldeira, T.(2000). Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Ed. 34/ EDUSP.

Chauí, M. (2006). Convite à filosofia. São Paulo: Ed. Ática.

Coli, J. ( 2007). O que é arte. São Paulo: Brasiliense.

Dencker, A. (2003). Técnicas de pesquisa. In Métodos e técnicas de pesquisa em turismo (pp. 121-136). São Paulo: Futura.

Dumazedier, J. (1979). Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva.

Faleiros, M. (1980) Repensando o Lazer. Perspectivas, 3, 51 – 65.

Freire, P. (1981). Ação cultural para a liberdade (5ª ed). Rio de Janeiro: Paz e terra.

Lakatos, E.& Marconi, M.(1991). Fundamentos de metodologia científica (3ªed. rev. Ampl.). São Paulo: Atlas.

Limeira,T (2008). Empreendedor cultural: perfil e formação profissional. In Encontro de estudos multidisciplinares em cultura (pp. 5-28 ). Salvador: ENECULT.

Marcellino, N. (2006). Estudos do lazer: uma introdução (4ªed). Campinas: Autores Associados.

Mascarenhas, F. (2005). Entre o ócio e o negócio. Tese de Doutorado em Educação não publicada, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.

Mauá, Portal Mauá Virtual. (2010). A cidade. Consultado em 05/08/2010, disponível em

Nascimento, C.(2010). A organização do ensino e a formação do pensamento estético-artístico na teoria histórico – cultural. Dissertação de Mestrado em Educação não publicada, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Nunes, B. (2008). Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Ática.

Richardson, R.(1999). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.

Santos, C.(2009). A formação e produção do espaço urbano: discussões preliminares acerca da importância das cidades médias para o crescimento da rede urbana brasileira. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 1, 177-190.

SEADE, Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. (2009). Área Territorial e População: Dados sobre municípios. Consultado em 13/09/2009, disponível em:

Sposito, M.(2003) Os jovens no Brasil: desigualdades multiplicadas e novas demandas políticas. São Paulo: Ação Educativa.

Sposito, M., Silva, H. & Souza, N.(2006). Juventude e poder local: um balanço de iniciativas públicas voltadas para jovens em municípios de regiões metropolitanas. Revista Brasileira de Educação, 32, 238-257.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol22.265

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Periodicidade semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIH PLUS | Latindex  | MIAR |QOAM | QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMICI Journals Master List database|SJIF Journal Rank|OpenAire |Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)