Diversidades do aprender na escola nova de A. Faria de Vasconcellos, pioneiro da educação do futuro/Learning diversity in the new school of A. Faria de Vasconcellos, pioneer in the education of the future

Lúcia Maria da Silva Ferreira, Ana Paula Lapa Cotovio, Carlos Meireles Coelho

Resumo


Data de Submissão: 15-10-2017 Data de Aceitação: 20-12-2017

Há um século foi justificado que nem todos cabiam na escola que devia ser igual para todos. Surgiu a discussão entre uma educação uniforme, igual para todos, mas não universal, e uma Escola Nova, com educação inclusiva, adaptada a cada um. O diretor do Bureau Internacional das Escolas Novas reconheceu que a obra Uma escola nova na Bélgica de A. Faria de Vasconcellos - que considerou «pioneiro da educação do futuro» - era o modelo de “escola nova”. No livro, traduzido para português no centenário da sua publicação original, dá-se a conhecer a “boa prática” desta escola, baseada na diversidade e com a missão de desenvolver competências para a cidadania autónoma, responsável, produtiva, holística, inclusiva e participativa.

Palavras-chave: escola nova / educação nova, diversidade na educação, boas práticas

LEARNING DIVERSITY IN THE NEW SCHOOL OF A. FARIA DE VASCONCELLOS, PIONEER IN THE EDUCATION OF THE FUTURE

A century ago, it was justified that not all would fit in the school that should be equal for all. A discussion has emerged between a uniform education, equal for all, but not univer-sal, and a New School, based on inclusive education, adapted to each one. The Director of the International Bureau of New Schools recognised A New School in Belgium, by A. Faria de Vasconcellos – whom he considered “pioneer in the education of the future” – as the New School model. In the celebration of the 100th anniversary of its publication, it is shown the “good practices” of this school, based on diversity and with a mission of developing competences for an autonomous, responsible, productive, holistic, inclusive and participatory citizenship.

Key Words: new school / new education, diversity in education, best practices

DIVERSITÉ DE L'APPRENTISSAGE DANS L’ÉCOLE NOUVELLE DE FARIA DE VASCONCELLOS, PIONNIER DE L'ÉDUCATION DE l’AVENIR

Résumé:

Il y a un siècle, on discutait comment l’école pourrait être universelle et uniforme pour tous. Et, dans ce contexte, a émergé l’expérience d’une école inclusive et adaptée à chacun. Le directeur du Bureau international des écoles nouvelles a reconnu que le tra-vail de Faria de Vasconcellos, qu'il considérait comme «le pionnier de l'éducation de l’avenir», dans Une école nouvelle en Belgique, était le modèle d’«école nouvelle». À l'occasion du 100e anniversaire de cet ouvrage, on peut réfléchir sur la pertinence des «bonnes pratiques» d’une utopie à réaliser dans nos écoles d’aujourd’hui, des écoles orientées pour la diversité de l’apprentissage de la citoyenneté autonome, responsable, productive, holistique, inclusive et participative.

Mots-clés: école nouvelle, diversité dans l'éducation, bonnes pratiques



Palavras-chave


escola nova; educação nova; diversidade na educação; boas práticas

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol23.281

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