Os jogos de (e com) palavras como resposta educativa a crianças com dislexia: algumas propostas / Word games (and games with words) as an educational response to children with dyslexia: some proposals

Catarina Mangas

Resumo


A dislexia é uma Perturbação de Aprendizagem Específica que afeta um número significativo de crianças, sendo possível a sua identificação nos primeiros anos de escolaridade. Essa identificação deve induzir a uma intervenção precoce e especializada que seja direcionada para as dificuldades das crianças e que, por outro lado, as motivem para a aprendizagem, através de metodologias diferenciadas.

As atividades lúdicas, nomeadamente os jogos de palavras, colocam as crianças com dislexia num papel ativo, ao refletirem sobre o léxico e as suas componentes, reforçando, através de estratégias metacognitivas, as conexões entre os padrões ortográficos e fonológicos das palavras.

O artigo pretende apresentar uma reflexão sobre as potencialidades destes jogos enquanto resposta educativa a crianças com dislexia, incluindo algumas propostas práticas que são facilmente aplicáveis no âmbito preventivo e/ou reeducativo.

 

Word games (and games with words) as an educational response to children with dyslexia: some proposals

Abstract

Dyslexia is a Specific Learning Disorder which affects a significant number of children and that can be identified in the early years of schooling. This identification should lead to early and specialized intervention that is focused on the children’s difficulties and, on the other hand, motivates them to learn, through differentiated methodologies.

Play activities, such as word games, place children with dyslexia in an active role, by reflecting on the lexicon and its components, reinforcing, through metacognitive strategies, the connections between the spelling and phonological patterns of words.

The article intends to present a reflection on the potential of these games as an educational response to children with dyslexia, including some practical proposals that are easily applicable in the preventive and/or re-educational scope.

 

Keywords: dyslexia; intervention; ludic; word games

 


Palavras-chave


dislexia; intervenção; lúdico; jogos de palavras

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol23.297

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