A utilização das TIC na educação: Estudo de caso
The use of TIC in education: Case Study

Rubia Salheb Fonseca, Joaquim Escola

Resumo


A escola necessita estar atualizada em seus procedimentos e praticas didáticas metodológicas, tendo um currículo atualizado em consonância também com as tecnologias vigentes, considerando também qual o cidadão que queremos formar conforme a filosofia da instituição, de maneira que as novas praticas não agridam ou entrem em consonância com esta filosofia. Com o objetivo de Caracterizar a utilização das TIC nas escolas em estudo e analisar o respaldo desta utilização com a sua filosofia educacional.”. O estudo foi realizado junto de uma amostra de 4 escolas pertencentes a associação de escolas adventistas do Rio de Janeiro-Brasil, com a metodologia de estudo de caso, multicasos, abordagem qualitativa e quantitativa, inquérito por questionário e revisão bibliografica, e análise de dados por estatística e análise de conteúdo.

The use of TIC in education: Case Study

The school needs to be updated in its procedures and methodological didactic practices, having a curriculum updated in line with current technologies, also considering which citizen we want to conform to the philosophy of the institution, so that new practices do not attack or enter into with this philosophy. With the objective of characterizing the use of TIC in the schools under study and analyzing the support of this use with its educational philosophy. " The study was carried out with a sample of four schools belonging to the association of Adventist schools in Rio de Janeiro, Brazil, with the methodology of case study, multicasos, qualitative and quantitative approach, questionnaire survey and bibliographic review, and data analysis by statistics and content analysis.

KEY WORDS: Education; technology; information, communication; Internet.


Palavras-chave


Educação; tecnologia; informação, comunicação; internet.

Texto Completo:

PDF

Referências


Castells, M. (2002). A era da informação: economia, sociedade e cultura. A sociedade em rede (Vol. 1). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Castells, M. (2004). A Galáxia Internet. Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação Caluste Gulbenkian.

D’Eca, T. A. (1998).Net Aprendizagem. A internet na Educação. Portugal: Porto Editora.

Escola, J. (2003). Comunicação e Educação em Gabriel Marcel , Tese de Doutoramento

apresentada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Escola, J.(2007). A fractura Digital em Portugal. In X.M. Fernandes & X. Rodriguez Rodriguez (Coord.), A fenda Dixital e sus implicaciones educativas (pp. 95-110). Nova Escola Galega.

Larroca. L. M. (2013). O que é educação 3.0? Acesso em 18/07/2013, disponível em http://www.educacaoadventista.org.br/educadores/educacao-e-tecnologia/1074/o-que-e-educacao-30.html

LDB.http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/ldb_5ed.pdf?sequence=1

Legel, J. (2013) Educação 3.0. Acesso em 19/07/2013, disponível em http://lengel.net/ed30/principles.html

Pedagogia Adventista. (2004). Tatuí:Casa Publicadora Brasileira.

Rodolphe, G. & Benjamin, M.(2001). O inquérito: Teoria e Pratica. (4 ed.). Oeiras: Celta editora.

Takahashi, T. (Org).(2009). Sociedade da informação no Brasil: Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia. Acesso em 24/09/09, disponível em http://www.inst-informatica.pt/servicos/informacao-e-documentacao/biblioteca-digital/gestao-e-organizacao/BRASIL_livroverdeSI.pdf

White, E. G. (1994). Conselhos sobre educação. Tatuí, SP:CPB

White, E. G. (1996). Educação. Tatuí, SP:CPB

White, E. G. (2000). Conselhos a pais professores e estudantes. Tatuí, SP:CPB

Yin, R. K. (1988). Case Study Research. Design and Methods. Newbury Park: Sage.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol25.301

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Periodicidade semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIH PLUS | Latindex  | MIAR |QOAM | QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMICI Journals Master List database|SJIF Journal Rank|OpenAire |Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)