Ensinar Cidadania com Arte! Olha Para O Que Eu Faço … Não Olhes Para O Que Eu Digo!
Teaching Citizenship with Art! Look At What I Do ...Do not Look At What I Say!

Anabela Moura, Gabriela Barbosa

Resumo


Neste artigo são abordadas questões relacionadas com o ensino do conceito de cidadania na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal. Através da análise de práticas artísticas, propomo-nos determinar como conceitos de cultura, património, educação para o desenvolvimento, aprendizagem de serviço e direitos humanos na sociedade são abordados em atividades curriculares e como as perspetivas interdisciplinares são consideradas a via adequada para tais abordagens em termos de Educação Artística na Escola do século XXI

 Teaching Citizenship with Art! Look At What I Do ...Do not Look At What I Say!

Abstract

This article will approach issues related to the teaching of the concept of citizenship according to Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, Portugal. Through the analysis of artistic practices, we propose to determine how concepts of culture, heritage, education for development, service learning and human rights in society are addressed in curricular activities and how interdisciplinary perspectives are considered the appropriate way to such approaches in terms of Art Education in the 21st Century School.

Keywords: Citizenship; Education for Development; Service - Learning; Artistic Education.


Palavras-chave


Cidadania; Educação para o Desenvolvimento; Aprendizagem de Serviço; Educação Artística

Texto Completo:

PDF

Referências


Allison, B. (1982). Identifying the core in art and design. Journal of Art and Design Education, 1(1), 59-66.

Allison, B. (1992). A Global Perspective to Curriculum Development in Art Education, comunicação integrada na 1ª Conferência Internacional sobre Educação Artística International Perspectives in Art Education. Viana do Castelo: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico.

Allison, B. (1972). Art Education and teaching about the art of Asia and Latin America. London: VCDAD Education Unit.

Banks, J. (2004). Teaching for social justice, diversity and citizenship in a global world. The Educational Forum, 68, 289-298

Bayo, P. B., Loma, G. F., & Aristizábal, A. B. (2004). La educación para el desarrolloen el ámbito formal, espacio común de la cooperación y la educación: Propuestas para una estrategia de acción integrada. Valencia: Universidad Politécnica de Valencia.

Boni, A. (2006). La Educación para el Desarrollo orientada al Desarrollo Humano. In A. Boni & A. Pérez Foguet (Ed.), Construir Construir la ciudadania global desde la universidade: Pro-puestas pedagógicas para la introducción de la Educación para el Desarrollo en las En-señanzas científico-técnicas. Barcelona: Intermón Oxfam

Cahan, S. & Kocur, Z. (1996). Contemporary art and multicultural Education. London: Routledge.

Chalmers, G. (1996). Celebrating pluralismo:art, Education and cultural diversity. Los Angeles: Getty Institute for Education in the Arts.

Celorio, G., & López de Munain, A. (2007). La educación transformadora ante los retos de la globalización. In Actas del III Congreso de Educación para el Desarrollo. Bilbao, Hegoa. Disponível em http://biblioteca2012.hegoa.efaber.net/registros/16449

Council of Europe.(2012). Carta do Conselho da Europa sobre Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos. Disponível em http://www.dge.mec.pt/carta-do-conselho-da-europa-sobre-educacao-para-cidadania-democratica-e-para-os-direitos-humanos

Declaração de Maastricht sobre a Educação Global (2002). Disponível em http://www.coe.int/t/dg4/nscentre/Resources/Publications/GE_Maastricht_Nov2002.pdf

Decreto Lei no 55/2018 de 6 de Julho do Ministério da Educação. Diário da República: I série, Nº 129. Disponível em http://data.dre.pt/eli/dec-lei/55/2018/07/06/p/dre/pt/html

Diário da República (2018). Resolução do Conselho de Ministros nº 94/ 2018, pp.3190-3202. Disponível em http://data.dre.pt/eli/resolconsmin/94/2018/07/16/p/dre/pt/html

Direção Geral de Educação (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENED). Disponível em http://www.dge.mec.pt/estrategia-nacional-de-educacao-para-cidadania

Gomes, C. S., Brocardo, J. L., Pedroso, J. V., Carrillo, J. L., Ucha, L. M., Encarnação, M., & Rodrigues, S. V. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação.

Gouveia, C. (fevereiro, 2008). Educação para o Desenvolvimento. Educar sem fronteiras. Bole-tim, 4.

Hernández, F. (2000). Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artmed.

Mason, R. (1988). Art Education and multiculturalismo, (2nd ed.). Corsham: NSEAD.

Milhazes, M.C. (2002). Figurado: Uma Visão do Mundo. Barcelos: Museu Aberto #7.

Morin, E. (2004). Os sete saberes necessários à educação do futuro. (9ª ed.). São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO.

Moura, A. (2009). Educação cívica, artes e formação de professores. In Diálogos com a arte (pp. 127-146). Braga: CESC Universidade do Minho.

Moura, A. (2000). Prejudice reduction in teaching and learning Portuguese cultural heritage. PhD Dissertation. University of Surrey/Roehampton, London.

Moura, A. & Cruz, A. (2006). Tradições hiddenstream em Arte: Valores e Preconceitos. Ensinarte- revista das artes em contexto educativo. (7/8), 42-50.

Opazo, H., Aramburuzabala, P. & García-Peinado, R. (2014). Servive-Learning Methodology As a Tool of Ethical Development: Reflections From The University Experience. AISHE-J, 6 (1), 1531.

Ornelas, J. & Vargas-Moniz, M. (2014). Formação em Psicologia Comunitária. Educar em Revista, (53) 39-58.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol24.325

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Periodicidade semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIH PLUS | Latindex  | MIAR |QOAM | QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMICI Journals Master List database|SJIF Journal Rank|OpenAire |Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)