Estratégias de ensino para uma educação artística não tóxica
Teaching strategies for non-toxic arts education

Marta Ornelas

Resumo


Resumo

O sistema educativo atual apresenta uma forte necessidade de adequação de estratégias de ensino, por forma a que as futuras gerações sejam capazes de dar resposta e de sobreviver com consciência, dignidade e sentido crítico à imprevisibilidade resultante da velocidade vertiginosa a que o mundo se transforma. Apresentam-se algumas propostas que podem servir de base para reflexão sobre: 1) se a educação formal e não formal responde ou não a este propósito; 2) como fazer face às tradições escolares modernistas que estão instaladas e que obstruem os autênticos desejos e motivações de ensinar das docentes e das educadoras de museu.

 

Palavras-chave: estratégias de ensino; aprendizagem; museus de arte; educação artística

 

Teaching strategies for non-toxic arts education

Abstract:

The current educational system has a strong need for adequacy of teaching strategies, so that future generations respond and survive with awareness, dignity and a critical perspective towards the unpredictability resulting from the dizzying speed of the world transformation. Here are presented some proposals that may serve as a basis for reflection on: 1) if formal and non-formal education responds to this purpose; 2) how to deal with the modernist school traditions that are installed and that obstruct the authentic teaching desires and motivations of teachers and museum educators.

 

Keywords: teaching strategies; learning; art museums; art education


Palavras-chave


estratégias de ensino; aprendizagem; museus de arte; educação artística

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol24.334

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