“Expressão Dramática na sala de aula” - um caderno repleto de espaços vazios
"Dramatic Expression in the Classroom" - a notebook filled with empty spaces

Adriana Campos, Andreia Dias

Resumo


Há na sala de aula um espaço que permanece vazio: é reclamado por miúdos, afastado por graúdos, defendido por uns poucos e desejado por muitos mas mesmo que desaparecesse definitivamente, é bem provável que grande parte de nós continuasse a viver perfeitamente. A ausência de um espaço destinado à expressão dramática nas nossas escolas não nos impediria de viver normalmente.

Ainda assim, a ação “Dramática na sala de aula” quer fazer da sala, um lugar em que educadores e professores possam conservar o faz de conta e que, acompanhados por um caderno que se dobra, estica e reserva gavetas inesperadas, cada um possa (a)riscar o seu próprio caminho pela arte.

Palavras-chave | expressão dramática; sala de aula; arriscar; espaço vazio

 

"Dramatic Expression in the Classroom" - a notebook filled with empty spaces

Abstract

There is, in the classroom, a space which remains empty: claimed by children, pushed aside by adults, fought for by a few and wanted by many. If it were to disappear forever, it is likely most of us would go on with our lives without even noticing. The lack of a space devoted to drama lessons in our schools wouldn't stop us from leading our normal lives.

Despite that, the workshop “Expressão Dramática na sala” de aula aims at turning the classroom into a place where educators and teachers might treasure make believe and, in the company of a notebook which unravels and stretches itself and which has hidden and unexpected drawers, each might take a risk and leave a mark in their own path in art.

Key word | drama, classroom, take risks, empty space


Palavras-chave


expressão dramática; sala de aula; arriscar; espaço vazio

Texto Completo:

PDF

Referências


Brook, P. (2008). O espaço vazio. Lisboa: Orfeu Negro.

Campos, A., & Dias, A. (2017). (a)riscar - caderno de fazer teatro. Lisboa: Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo.

Ferreira, J. G. (2008). As aventuras de João sem medo (2ª ed.). Barcelona: Nooket.

Gonçalo, M. T. (2013). Atlas do Corpo e da Imaginação. Alfragide: Editorial Caminho.

Porcher, L. (1973). Educação artística - luxo ou necessidade. Paris: Summus Editorial.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol24.335

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Periodicidade semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIH PLUS | Latindex  | MIAR |QOAM | QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMICI Journals Master List database|SJIF Journal Rank|OpenAire |Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)