Ensino da língua materna e flexibilidade curricular: uma proposta para a educação pré-escolar
Teaching the mother tongue and curricular flexibility: a proposition for early childhood education

Cristina Manuela Sá

Resumo


Todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da língua materna reconhecem a importância de a dominar corretamente para o sucesso académico e uma adequada integração social. De facto, este assegura o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita, que podemos associar a competências essenciais e transversais referidas no recente Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatório (saído em 2017). Embora ciente do facto de que a Educação Pré-Escolar não é um um nível de ensino e tendo em conta as orientações curriculares previstas para ela, apresentamos os resultados da análise de dois projetos de intervenção que comprovam que já nesse contexto se pode promover a flexibilidade curricular.

All the actors who take part in the process of teaching and learning the mother tongue are aware of the importance of mastering its use for academic success and adequate social integration. In fact, it concerns the development of competences in oral and written communication we can relate with essential and transversal competences defined in a recent profile of young people leaving compulsory education (2017). Although we are aware of the fact that early childhood education is not a level in the educational system and taking into account the curricular guidelines defined for it, we present the results of the analysis of two intervention projects, which showed that one can already promote curricular flexibility at that level.


Palavras-chave


Língua materna; Flexibilidade curricular; Formação; Ensino; Educação Pré-escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol26.341

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