As Possibilidades de um Perfil de Aluno/a enquanto Cidadão/ã Criativo/a The Possibilities of a Student Profile as a Creative Citizen

Inês Sousa, Elisabete Ferreira

Resumo


No presente artigo produzem-se algumas reflexões e considerações segundo as experiências e intervenções no estágio curricular na direção de um Agrupamento de Escolas público, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação. O enfoque deste estágio, percebido no primeiro mês de observações, é o trabalho de assessoria à direção, entre processos de mediação e promoção do diálogo e do trabalho comum entre os órgãos de gestão e administração e os/as estudantes, enquanto possibilidade destes participarem e influenciarem efetivamente as decisões tomadas na escola. Este estágio permitiu perceber a necessidade de os/as alunos/as desenvolverem uma Cidadania Criativa, possível através de práticas e oportunidades participativas, percebendo-se a influência de opiniões e pontos de vistas no que é decidido.

The Possibilities of a Student Profile as a Creative Citizen

This article presents some reflections and considerations according to the experiences and interventions made possible in the curricular internship in the direction of a Public School, within the scope of the Master in Educational Sciences. The focus of this internship, perceived in the first month of observations, is the work of advising the management, between processes of mediation and promotion of dialogue and common work between the management and the students, as a possibility of these participate in and effectively influence decisions made at school. This internship made it possible to perceive the need for students to develop a Creative Citizenship, which is possible through participatory practices and opportunities, perceiving the influence of opinions and points of view on what is decided.

Key-words: Democratic Management; Student Participation; Creative Citizenship.


Palavras-chave


Gestão Democrática; Participação dos Estudantes; Cidadania Criativa

Texto Completo:

PDF

Referências


Beltrão, L. & Nascimento, H. (2000). O Desafio da Cidadania na Escola. Lisboa: Editorial Presença

Carvalho, C., Sousa, F. & Pintassilgo, J. (2005). A educação para a cidadania: como dimensão transversal do currículo escolar. Porto: Porto Editora.

Ferreira, E. (2007). (D)Enunciar a Autonomia: Contributos para a compreensão da génese e da construção da autonomia na escola secundária. Tese de Doutoramento, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Ferreira, Elisabete (2012). (D)Enunciar a Autonomia: Contributos para a compreensão da génese e da construção da autonomia escolar. Porto: Porto Editora.

Ferreira, E., Sousa, I., Mendes, A. & Almeida, B.(2019a). Profissionalidade em Ciências da Educação: Experiências de Estágio na Direção de Escolas Públicas. Resumo aceite para comunicação no IV Colóquio Cabo-Verdiano de Educação. Cruz Grande, Santa Catarina, Cabo-Verde, 3 e 4 de maio.

Ferreira, E., Sousa, I., Mendes, A. & Almeida, B. (2019b). Reflections on Professionalism in Educational Sciences: Internships in School Management. Livro de Resumos do 12.º Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto (IJUP), Reitoria da Universidade do Porto, 13 a 15 de fevereiro, p. 402. Disponível em: https://ijup.up.pt/2019/wp-content/uploads/sites/269/2019/02/LivroResumosIJUP2019.pdf .

Figueiredo, C. C. (2005). Formação Cívica: E agora, um tempo para reflectir? In C. Carvalho, F. Sousa & J. Pintassilgo (Eds.) A educação para a cidadania: como dimensão transversal do currículo escolar (pp.23-36). Porto: Porto Editora.

Menezes, I. (2005). De que falamos quando falamos de cidadania? In C. Carvalho, F. Sousa & J. Pintassilgo (Eds.) A educação para a cidadania: como dimensão transversal do currículo escolar (pp.13-22). Porto: Porto Editora.

Menezes, I. (2007). Evolução da Cidadania em Portugal. Atas do 3.º Encontro de Investigação e Formação: Educação para a Cidadania e culturas de Formação (pp. 17-34). Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa.

Menezes, I. (2011). Da (inter)acção como alma da política: Para uma crítica da retórica «participatória» nos discursos sobre os jovens. In J. M. Pais & V. S. Ferreira (Eds.), Jovens e rumos (pp. 333 351). Lisboa: ICS.

Menezes, I., Afonso, M. R., Gião, J. & Amaro, G. (2005). Conhecimentos, conceções e práticas de cidadania dos jovens portugueses. Lisboa: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Perrenoud, P. (2005). Escola e Cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed.

Ribeiro, A. (2018). O Mistério da Criatividade: Teorias e práticas criativas nas ciências e nas artes, na vida quotidiana e na educação. Porto: Afrontamento.

Sousa, I. (2019). Cidadania Criativa: a Participação dos/as Estudantes na Tomada de Decisão Escola. Forum Português de Administração Educacional. Disponível em http://www.fpae.pt/publication/cidadania-criativa-a-participacao-dos-as-estudantes-na-tomada-de-decisao-escolar/ .

Sousa, I. & Ferreira, E. (2019a). Participação e Cidadania Criativa: o trabalho com os estudantes a partir de uma escola Básica e Secundária. Comunicação apresentada no II Seminário Internacional “Currículo, Avaliação, formação e Tecnologias educativas”, na FPCEUP, no eixo “Políticas e práticas da educação e do currículo”. Porto, 13 e 14 de junho.

Sousa, I. & Ferreira, E. (2019b). Participação e Cidadania Criativa: o trabalho com os estudantes a partir de uma escola Básica e Secundária. Resumo aceite para comunicação no IV Colóquio Cabo-Verdiano de Educação. Cruz Grande, Santa Catarina, Cabo-Verde, 3 e 4 de maio.

Sousa, I. & Ferreira, E. (2019c). Participação e Cidadania Criativa: o trabalho com os estudantes a partir de uma escola Básica e Secundária. Resumo aceite para comunicação no III Congresso Internacional “Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da psicologia e educação. IE-UL, 15 a 17 de julho.

Torres, L. L. (2011). A Construção da autonomia num contexto de dependências: Limitações e possibilidades nos processos de (in)decisão na escola pública. Educação, Sociedades & Culturas, 32, 37-109.

IGEC (2019). Quadro de Referência do Terceiro Ciclo da avaliação Externa das Escolas. Acedido a 20 março. 2019. Disponível em http://www.igec.mec.pt/upload/AEE3_2018/AEE_3_Quadro_Ref.pdf

Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho). Acedido a 2 março. 2018. Disponível em http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho do Ministério da Educação. Diário da República: n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06. Acedido a 10 setembro. 2018. Disponível em www.dre.pt




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol26.348

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Periodicidade semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIH PLUS | Latindex  | MIAR |QOAM | QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMICI Journals Master List database|SJIF Journal Rank|OpenAire |Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)