Agrupamento de escolas de alcanena: da flexibilidade curricular ao plano de inovação
Alcanena school cluster: from curricular flexibility to innovation plan

Ana Cláudia Cohen

Resumo


Dois anos após a implementação do projeto autonomia e flexibilidade curricular (AFC) no Agrupamento de Escolas de Alcanena, importa refletir acerca da sua operacionalização em 3 vertentes – desenho curricular, opções metodológicas, processo de avaliação dos alunos –, do seu impacto ao nível da sala de aula e da avaliação das aprendizagens e do caminho traçado para a conceção coletiva do Plano de Inovação. A motivação e o envolvimento de professores e alunos foram o motor da co construção de aprendizagens múltiplas, devendo-se o sucesso da implementação do AFC ao trabalho articulado entre os diversos intervenientes, no respeito pela diversidade de todos e de cada um.

 Palavras chave: currículo; avaliação; flexibilidade; co-construção; inovação

Alcanena school cluster: from curricular flexibility to innovation plan

 Two years after the implementation of the curriculum autonomy and flexibility (CFA) project in the Alcanena School cluster, it is important to reflect on its operationalization in three strands (curriculum design, methodological options, and student assessment process), but also on its impact in the classroom,  assessing the learning and the path taken for the collective conception of the Innovation Plan. The motivation and involvement of teachers and students were the engine of the multiple learning co-construction, and the success of the implementation of the CFA has been achieved by the articulated work between the different actors, respecting the diversity of each and every one involved.

  Keywords: curriculum; assessment; flexibility; co-construction; innovation


Palavras-chave


currículo; avaliação; flexibilidade; coconstrução; inovação

Texto Completo:

PDF

Referências


Agrupamento de Escolas de Alcanena (2018). O PAFC no Agrupamento de Escolas de Alcanena: uma janela de oportunidades. Noesis – Boletim mensal DGE, n.º 21.

Agrupamento de Escolas de Alcanena (2018). Materiais Diversos: O Antropoceno das Crianças. O Antropoceno das crianças. Projeto Interdisciplinar em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Alcanena. Documento de divulgação interna.

Agrupamento de Escolas de Alcanena (2019a). Plano de Inovação. Documento de divulgação interna.

Agrupamento de Escolas de Alcanena (2019b). Da Flexibilidade Curricular ao Plano de Inovação. Documento de divulgação interna.

Agrupamento de Escolas de Alcanena (2019c). Projeto Educativo. Documento de divulgação interna.

Cohen, A.C. (2017). Sala de Aula do futuro: o trinómio espaço, tecnologia e pedagogia que assegura melhores aprendizagens In Supervisão Liderança Inclusão (pp.139-142). Ramada: Edições Pedagogo.

Cohen, A. C. & Fradique, J. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa: Raiz Editora.

Cohen, A. C. & Fradique, J. (2019). Autonomia e flexibilidade curricular no Agrupamento de Escolas de Alcanena. Educação Inclusiva, 9(2), 20-27.

Leahy, G. (2016). A Sala de aula moderna. Abordagens estratégicas para líderes escolares. Lancanshire: Promethean.

Pedro, N. & Matos, J. F. (2019). As Tecnologias nas Escolas: (requerem) novas ferramentas, novos espaços e novas dinâmicas. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol26.353

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Periodicidade semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIH PLUS | Latindex  | MIAR |QOAM | QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMICI Journals Master List database|SJIF Journal Rank|OpenAire |Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)