O papel das atividades de divulgação científica na promoção da literacia científica
The role of scientific popularization activities in promoting scientific literacy

Marisa Correia, Maria Clara Martins

Resumo


Recentemente, diversas problemáticas que afetam a nossa sociedade, como a pandemia da COVID-19 ou as alterações climáticas, têm feito emergir questões relacionadas com a desinformação e o negacionismo científico. A divulgação científica tem um papel fundamental na promoção da literacia científica e da compreensão pública da ciência em contextos não formais. Neste contexto, no âmbito de um Curso Profissional Superior foi desenvolvida uma disciplina com a finalidade de desenvolver competências para planearem, dinamizarem e avaliarem atividades de divulgação científica para crianças e jovens. Esta experiência revelou que os estudantes aprofundaram as suas ideias sobre os propósitos e a relevância da divulgação científica; bem como desenvolveram conhecimentos sobre a sua operacionalização.

Abstract

Several social debates related to environmental and health issues, such as the COVID-19 pandemic and climate change, have raised major concerns about misinformation and science denialism. Therefore, there is a need for public understanding of how science works and to promote scientific literacy in non-formal education contexts. Integrated in Higher Professional Education study cycle we developed a course that intended to enable students to plan, implement and evaluate scientific popularization activities for children and young people. This experience revealed that students acquired more mature ideas about the purposes and the relevance of popularization of science; and developed knowledge and skills to operationalize it.

Keywords: Popularization of Science, Non-formal Education, Scientific Literacy


Palavras-chave


Divulgação Científica; Educação não formal; Literacia Científica

Texto Completo:

PDF HTML

Referências


Albagli, S. (1996). Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Revista Ciência da Informação, 25(3), 396-404.

Borsese, A. (1999). Hacer divulgación científica: una tarea muy delicada. Alambique, 21, 41-48.

Carvalho, G. (2009). Literacia científica: Conceitos e dimensões. In F. Azevedo & M. G. Sardinha (Coord.) Modelos e práticas em literacia (pp.179‐194). Lidel.

Demirdöğen, B., & Aydın-Günbatar, S. (2021). Teaching nature of science through the use of media reports on COVID-19. Science Activities, 58(3), 98-115. 10.1080/00368121.2021.1957757

Fuertes-Prieto, M. Á., Andrés-Sánchez, S., Corrochano-Fernández, D., Urones-Jambrina, C., Delgado-Martín, M. L., Herrero-Teijón, P., & Ruiz, C. (2020). Pre-service Teachers’ False Beliefs in Superstitions and Pseudosciences in Relation to Science and Technology. Science & Education, 29, 1235–1254. https://doi.org/10.1007/s11191-020-00140-8

Hernando, M. C. (2002). La divulgación científica y los desafios del nuevo siglo. Comunicação apresentada no Congresso Internacional de divulgação científica: Ética e divulgação científica – os desafios do novo século. Universidade de São Paulo.

Howell, E. L., & Brossard, D. (2021). (Mis)informed about what? What it means to be a science-literate citizen in a digital world. Proceedings of the National Academy of Sciences, 118(15), e1912436117. https://doi.org/10.1073/pnas.1912436117

López, A. B. (2004). Relaciones entre la educación científica y la divulgación de la ciencia. Revista Eureka sobre Enseñanza de las Ciencias, 1(2), 70-86.

Marandino, M., Silveira, R., Cheline, M. J., Fernandes, A., Rachid, V., Martins, L., Lourenço, M., Fernandes, J., & Florentino, H. (2017). A educação não formal e a divulgação científica: o que pensa quem faz? In Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino das Ciências, ENPEC, XI. Florianópolis. http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/oquepensa_trabcongresso5.pdf

Miller, J. D. (1983). Scientific literacy: A conceptual and empirical review. Daedalus, 112, 29–48.

Ramos, A., & Faria, P. (2012). Literacia digital e literacia Informacional: breve análise dos conceitos a partir de uma revisão sistemática de literatura. Revista Linhas, 13(2), 29-50.

Serpa, S., Ferreira, C. M., Sá, M. J., & Santos, A. I. (2021). COVID-19 and Scientific Literacy. Journal of Educational and Social Research, 11(2), 1. https://doi.org/10.36941/jesr-2021-0024

Sharkawy, A. (2012). Exploring the potential of using stories about diverse scientists and reflective activities to enrich primary students’ images of scientists and scientific work. Cultural Studies of Science Education, 7(2), 307–340

Silva, H. (2006). O que é a divulgação científica? Ciência & Ensino, 1(1), 53-59.

Solomon, M. (2021). Trust: The Need for Public Understanding of How Science Works. Democracy in Crisis: Civic Learning and the Reconstruction of Common Purpose. Hastings Center Report 51(S1), S36-S39.

Tuffani, M. (2004). Divulgação científica e educação. Comunicação apresentada no Congresso Internacional de divulgação científica: Ética e divulgação científica – os desafios do novo século. Universidade de São Paulo.

Valério, M., & Bazzo, W. A. (2006). O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología, Sociedade Innovación, 7, 1-11.

van Uum, M., Verhoeff, R., & Peeters, M. (2016). Inquiry-based science education: towards a pedagogical framework for primary school teachers. International Journal of Science Education, 38(3), 450-469. https://doi.org/10.1080/09500693.2016.1147660




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol31.436

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Periodicidade semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo