Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e Intervenção Psicológica Online:Uma Experiência Educativa
Sustainable Development Goals and Online Psychological Intervention:An Educational Experience

Rute F. Meneses

Resumo


Face aos desafios actuais, nomeadamente em termos de produção, divulgação e aplicação do conhecimento científico no âmbito da pandemia de COVID-19 e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), urge optimizar as respostas da comunidade educativa. Assim, com base na literatura e em experiências prévias de ensino (próprias e de outrém), foi desenvolvido um projecto no âmbito do 1º Ciclo de Estudos em Psicologia, tendo em mente os ODS 3, 4, 5, 10, 15 e 17. O projecto envolveu os alunos do 3º ano inscritos numa unidade curricular obrigatória em 2020/21. Pretende-se partilhar esta experiência educativa, i.e., relatar o seu enquadramento, processo e resultados. A proposta foi muito bem acolhida pelos estudantes, que desenvolveram e testaram 24 vídeos de relaxamento dirigidos a adultos Portugueses. Os resultados sugerem que esta experiência educativa estimulou o desenvolvimento de competências alinhadas com os ODS e que os materiais criados e testados têm potencial para intervenção psicológica online em contexto de pandemia de COVID-19, promovendo a alteração de cognições, afectos e comportamentos relativos à saúde.

Palavras-chave: Objectivos de Desenvolvimento Sustentável; Intervenção Psicológica Online; Estudantes Universitários

Abstract: Given the current challenges, namely in terms of production, dissemination and application of scientific knowledge in the context of the COVID-19 pandemic and the Sustainable Development Goals (SDGs), it is urgent to optimize the responses of the educational community. Therefore, based on the literature and on previous teaching experiences (own and from others), a project was developed within the scope of the 1st Cycle of Studies in Psychology, bearing in mind the SDGs 3, 4, 5, 10, 15 and 17. The project involved 3rd year students enrolled in a compulsory curricular unit in 2020/21. Thus, the aim of the present study is to share this educational experience, i.e., to report its framework, process and results. The proposal was very well received by the students, who developed and tested 24 relaxation videos aimed at Portuguese adults. The results suggest that this educational experience stimulated the development of skills aligned with the SDGs and that the materials created and tested have potential for online psychological intervention in the context of the COVID-19 pandemic, promoting the change of cognitions, affects and behaviors related to health.

Keywords: Sustainable Development Goals; Online Psychological Intervention; University Students


Palavras-chave


Objectivos de Desenvolvimento Sustentável; Intervenção Psicológica Online; Estudantes Universitários

Texto Completo:

PDF HTML

Referências


Almeida, N., Rebessi, I. P., Szupszynski, K., & Neufeld, C. B. (2021). Uma intervenção de Terapia Focada na Compaixão em Grupos Online no contexto da pandemia por COVID-19. Psico, 52(3), e41526. doi:10.15448/1980-8623.2021.3.41526

Brog, N. A., Hegy, J. K., Berger, T., & Znoj, H. (2021). An internet-based self-help intervention for people with psychological distress due to COVID-19: Study protocol for a randomized controlled trial. Trials, 22, 171. doi:10.1186/s13063-021-05089-9

Carvalho, R. G., Fonseca, A. D., Dores, A. R., Santos, C. M., Batista, J., Salgado, J., Sousa, M., & Grupo de Trabalho em Psicologia e eHealth da Ordem dos Psicólogos Portugueses. (2019). Linhas de Orientação para a Prestação de Serviços de Psicologia Mediados por Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/guidelines_opp_psicologia_ehealth.pdf

Duarte, J. B. (2008). Estudos de caso em educação. Investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização. Revista Lusófona de Educação, 11, 113-132.

Global Compact Network Portugal. (s.d.a). Objetivo 3: Saúde e Bem-Estar. Recuperado a 19 de Março de 2022, de https://globalcompact.pt/index.php/pt/ agenda-2030/85-objetivo-3-saude-e-bem-estar

Global Compact Network Portugal. (s.d.b). Objetivo 4: Educação de qualidade. Recuperado a 19 de Março de 2022, de https://globalcompact.pt/index.php/pt/ agenda-2030/86-objetivo-4-educacao-de-qualidade

Global Compact Network Portugal. (s.d.c). Objetivo 5: Igualdade de Género. Recuperado a 19 de Março de 2022, de https://globalcompact.pt/index.php/pt/ agenda-2030/87-objetivo-5-igualdade-de-genero

Global Compact Network Portugal. (s.d.d). Objetivo 10: Reduzir as Desigualdades. Recuperado a 19 de Março de 2022, de https://globalcompact.pt/index.php/ pt/agenda-2030/92-objetivo-10-reduzir-as-desigualdades

Global Compact Network Portugal. (s.d.e). Objetivo 17: Parcerias para a Implementação dos Objetivos. Recuperado a 19 de Março de 2022, de https://globalcompact.pt/index.php/pt/agenda-2030/99-objetivo- -17-parcerias-para-a-implementacao-dos-objetivos

Meneses, R. F. (2018a). Adaptação da Terapia de Bem- -Estar de Fava para grupo de idosos. The Psychologist: Practice & Research Journal, 1(1), S72-S75. [Book of Proceedings 4º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses]

Meneses, R. F. (2018b). Promoção grupal do bem-estar de idosos: Reflexões sobre a avaliação da satisfação. The Psychologist: Practice & Research Journal, 1(1), S410-S411. [Book of Proceedings 4º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses]

Meneses, R. F. (2019a). Construção de um recurso de lazer e objectivos do desenvolvimento sustentável. In A. C. Madeira, A. C. Freitas, A. T. Marques, C. A. V. Costa, J. M. Dias, M. F. Pereira, P. C. Rego, S. Mendes, & R. T. Gaspar (Eds.), Livro de Resumos – 1ª Conferência Campus Sustentável – Desenvolvimento Sustentável: Instituições de Ensino Superior como Agentes de Mudança (pp. 159-160). Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia. Meneses, R. F. (2019b). Implementar objectivos do desenvolvimento sustentável: Contributos de uma unidade curricular de Psicologia. In A. C. Madeira, A. C. Freitas, A. T. Marques, C. A. V. Costa, J. M. Dias, M. F. Pereira, P. C. Rego, S. Mendes, & R. T. Gaspar (Eds.), Livro de Resumos – 1ª Conferência Campus Sustentável – Desenvolvimento Sustentável: Instituições de Ensino Superior como Agentes de Mudança (pp. 85-86). Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia.

Meneses, R. F., Guimarães, R., Fernandes, V., Nascimento, M. S., Melo, A., Caprichoso, D., ... Neves, I. (2011). Development of a group intervention focusing anxiety and depression: The experience of a university clinic. In G. Moita, A. R. Torres, & L. Ribeiro (Eds.), Proceedings of the 4th Regional Mediterranean and Atlantic Congress of the IAGP – International Association for Group Psychotherapy and Group Processes (pp. 71-78).

Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Nações Unidas – Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental. (s.d.). Objetivos de desenvolvimento sustentável. Recuperado a 30 de Outubro de 2021, de https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/

Neufeld, C. B., Rebessi, I. P., Fidelis, P. C. B., Rios, B. F., Albuquerque, I. L. S. D., Bosaipo, N. B., ... & Szupszynski, K. P. D. R. (2021). LaPICC contra COVID-19: Relato de uma experiência de terapia cognitivo-comportamental em grupo online. Psico, 52(3), e41554. doi:10.15448/1980- 8623.2021.3.41554

Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., ... Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372, n71. doi: 10.1136/bmj.n71

Ribeiro, E., Pereira, A. R., Gonçalves, M. M., & Sampaio, A. (2020). Impacto psicológico da pandemia em estudantes universitários e a Linha de Apoio Psicológico SOS COVID-19 (APsi-UMinho e EPsi). In M. Martins, & E. Rodrigues (Eds.), A Universidade do Minho em tempos de pandemia: Tomo II: (Re)Ações (pp. 23-40). UMinho Editora. doi:10.21814/uminho.ed.24.2

VanWynsberghe, R., & Khan, S. (2007). Redefining case study. International Journal of Qualitative Methods, 6(2), 80-94. doi:10.1177/160940690700600208

White, V., Linardon, J., Stone, J. E., Holmes-Truscott, E., Olive, L., Mikocka-Walus, A., ... Speight, J. (2020). Online psychological interventions to reduce symptoms of depression, anxiety, and general distress in those with chronic health conditions: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Psychological Medicine, 1-26. doi:10.1017/S0033291720002251

World Health Organization Global Observatory for eHealth. (2011). mHealth: New horizons for health through mobile technologies: second global survey on eHealth. https://apps.who.int/iris/handle/10665/44607

World Health Organization. (2018). Seventy-first World Health Assembly Agenda item 12.4. WHA71.7. https:// apps.who.int/gb/ebwha/pdf_files/WHA71/A71_ R7-en.pdf

World Health Organization. (s.d.a). eHealth. Recuperado a 29 de Outubro de 2021, de http://www. emro.who.int/health-topics/ehealth/ World Health Organization. (s.d.b). Using e-health and information technology to improve health. Recuperado a 29 de Outubro de 2021, de https://www.who.int/ westernpacific/activities/using-e-health-and- -information-technology-to-improve-health

Zamorano, A. C., Marchena-Consejero, E., Hervías- -Ortega, F., Menacho-Jiménez, I., & Mera-Cantillo, C. (2017). A review of Online Psychological Interventions. In Proceedings of the 5th International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality (TEEM 2017). Association for Computing Machinery. doi:10.1145/3144826.3145410




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol31.440

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Periodicidade semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo