O que vamos fazer? Práticas artísticas participativas em educação artística.
What will we do? Participatory art practices in artistic education.

Bárbara Pontes do Carmo

Resumo


Tornar as aulas de educação artística mais participativas, exige mais do que uma simples vontade de querer fazer dessa forma. Será possível abalar as hierarquias e os poderes, na relação entre professores e alunos, ou relativizar os discursos instituídos do artístico? Como é que o estudo das práticas artísticas participativas poderá contribuir para o pensamento de outras dinâmicas em educação artística? Neste artigo reconheço a utopia da ideologia participativa e os riscos da sua reprodução no contexto educativo. Procuro perceber, como é que nós professores de educação artística podemos problematizar a questão da participação com os estudantes nas nossas aulas. Temos que aceitar este, como um problema complexo e premente de questionamento na educação artística, para além do binómio da atividade-passividade.

Palavras-Chave: Participação; Educação Artística; Práticas Artísticas Participativas; Ensino Artístico

Keywords: Participation; Art Education; Participatory Art Practice; Art Teaching

Abstract

To turn art education classes participatory, requires more than a simple will to do it that way. Could it be possible for us to shake the power and hierarchy stablished on a classical art classroom between teachers and students? How could the study of participatory art practices contribute to rethink procedures in art education on that matter? In this article, I recognize participatory ideologies’ utopias and the risk of their reproduction in art and school context. I search through understand, how we, as art teachers, could think on different ways of understanding and dealing with participation in school programs, with a special focus on students, and class planning. We need to realize the concept of participation beyond the activity-passivity binomial, understanding the complexity of the problem, and asking for more questioning in art education field.


Palavras-chave


Participação; Educação Artística; Práticas Artísticas Participativas; Ensino Artístico; Fracasso

Texto Completo:

PDF HTML

Referências


Atkinson, D. (2018). Art, Disobedience, and Ethics: The Adventure of Pedagogy. Palgrave Macmillan.

Atkinson, Dennis. (2021). Inheritance, disobedience and speculation in pedagogic practice. Discourse: Studies in Cultural Politics of Education. 1-17. Consultado em 31/01/2022, disponível em DOI: 10.1080/01596306.2021.1975911

Baldacchino, J. (2019). Art as unlearning: towards a mannerist pedagogy. Abingdon, Oxon; New York, NY: Routelege, Taylor and Francis Group.

Bishop, Claire. (2004). Antagonismo e estética relacional. In: Textos para uma história da arte socialmente comprometida (pp.43-76). Lisboa: Documenta.

Bishop, C. (2012). Artificial Hells: Participatory art and the politics of spectatorship. 1ªed. London: Verso.

Bruner, Jerome. (2011). Entrevista com Jerome Bruner por Pablo Helguera. In Pedagogia no campo expandido (pp.99-104). Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul.

Castellano, C., Raposo, P. (2019). Textos para uma história da arte socialmente comprometida. Lisboa: Documenta.

Debord, G. (2012). A Sociedade do Espetáculo. Lisboa: Antígona.

Foster, H. (2001). El Retorno de lo Real: La vanguardia a finales de siglo. Madrid: Akal.

Foster, H. (2015). Bad New Days: Art, Criticism, Emergency. London and New York: Verso.

Gatzambide-Fernandez, Ruben. (2013). Why the Arts Don’t do Nothing?. Harvard Education Review. 83 (1), 211-237. DOI:10.17763/haer.83.1.a78q39699078ju20.

Göhlich, M., Liebau, E. (Eds.). (2018) Spectra of Transfor¬mation: Arts Transformation Research and Cultural Dynamics. Vol.17. Munster. New York: Waxmann.

Kester, Grant. (2015). Sobre a relação entre teoria e prática na arte socialmente comprometida. In: Textos para uma história da arte socialmente comprometida (pp.77-83). Lisboa: Documenta.

Lacy, Suzanne. (1995). Território em disputa: para uma linguagem crítica da arte pública. In: Textos para uma história da arte socialmente comprometida (pp.27-42). Lisboa: Documenta.

Martins, Catarina. (2018). The Alchemies of arts in education: Problematizing some of the Ingredients of the Recipe. In: Spectra of Transfor¬mation: Arts Transformation Research and Cultural Dynamics (pp.51-67). Munster. New York: Waxmann.

Miessen, M. (2010). The Nightmare of Participation. Berlin: Sternberg Press.

Mörsch, Carmen. (2008). A experiência educativa na Documenta 12. In: Conferência Museu de Arte Moderna de São Paulo a 8 de Agosto de 2008. Brasil: São Paulo, Parque do Ibirapuera. Disponível em: http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=2717 Acesso em: 19 de Fevereiro de 2021.

Mörsch, Carmen. (2009). At a Crossroads of Four Discourses: documenta 12 Gallery Educaiton: in between Affirmation, Reproduction, Deconstruction, and Transformation. In: documenta 12 Education II: Between Critical Practice and Visitor Services, Results of a Research Project (pp.9-32). Kassel: Diaphanes.

Mörsch, C. (Ed.). (2009). documenta 12 Education II: Between Critical Practice and Visitor Services, Results of a Research Project. Kassel: Diaphanes.

Rancière, J. (2010a). Estética e política: a partilha do sensível. Porto: Dafne Editora.

Rancière, J. (2010b). O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro.

Sansi Roca, Roger. (2014). Participação e dádiva. In: Textos para uma história da arte socialmente comprometida (pp.101-131). Lisboa: Documenta.

Sternfeld, Nora. (2013). Playing by the Rules of the Game. Participation in the Post-Representative Museum. CuMMA PAPERS, 1 (1), 1-7.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol31.444

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Periodicidade semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo