Literacia Científica Infantil–Estratégias de educação não formal e informal de um Centro de I&D como resposta à necessidade da região do Baixo Alentejo
Children's Scientific Literacy

Fátima Duarte, Rita Martins, Patricia Passinha

Resumo


Children's Scientific Literacy – Non-formal and informal education strategies of an R&D Center as a response to the need of the Baixo Alentejo region

O incremento da literacia científica, a compreensão pública da Ciência, a disseminação dos resultados de investigação e a transferência de tecnologia são partes integrantes da missão do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), uma instituição de I&D situada num território rural de baixa densidade. Atento às características da região onde se insere, o CEBAL prima pela sua estreita ligação à comunidade e apoio às suas necessidades, onde a formação de crianças e jovens se tem vindo a desenvolver como uma resposta complementar para o território. Este artigo vem expor as principais abordagens desenvolvidas pelo CEBAL no apoio diferenciador e inovador que presta, apresentando estratégias educativas complementares multidisciplinares que exploram a potencialidade do uso de atividades lúdico-científicas, e o seu contributo para o desenvolvimento de competências sociais emocionais (soft skills) bem como para a promoção do sucesso escolar.

Abstract:

Alentejo Biotechnology Center for Agriculture and Agro-Food (CEBAL) is an R&D institution located in a low-density rural territory, that assumes as part of its mission the increase of scientific literacy, the public understanding of science, the dissemination of research results, and technology transfer to the society. Focused on region characteristics, the CEBAL stands out for its close connection to the community and support for its needs, where the topic of education and training of children and young people is being assessed. Thus, this article describes a set of complementary, differentiated, and innovative multidisciplinary educational strategies, developed by CEBAL, exploring the potential of using playful-scientific experiences to support youth learning, as well as their contribution to the development of emotional social skills (soft skills) and to promote school success.

PALAVRAS-CHAVE:Alentejo; Atividades lúdico-científicas; Ciência; Literacia científica infantil; Soft skills, Sucesso escolar;

KEY WORDS: Alentejo; Children's scientific literacy; Playful-scientific experiences; Science; School success; Soft skills.



Palavras-chave


Literacia científica infantil

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol31.451

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