Projeto Casa Amarela: uma experiência de educação inclusiva e trabalho social

Mára Beatriz Pucci de Mattos

Resumo


O presente artigo relata uma experiência de educação inclusiva e de trabalho social, denominada Projeto  Casa Amarela, desenvolvida por uma equipe multidisciplinar de docentes, psicóloga, alunos e estagiários do Centro de Atenção Psicossocial e do  Campus Natal - Cidade Alta, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em Natal, Brasil. Metáfora do sonho de Van Gogh, de construir uma comunidade de artistas, o projeto oferece cursos na arte da pintura, desenho, dança e produção de papel artesanal para inclusão de pessoas com transtorno mental e dependência. O artigo divide-se em introdução, desenvolvimento e considerações finais. Utiliza metodologia do DBAE, do portfófio e do voluntariado. O projeto instaura um processo terapêutico, de educação, de reinserção social e de acesso ao mercado da arte, ressignificando estigmas históricos e amenizando o sofrimento emocional  para usufruto do direito social à cultural e  exercício pleno da cidadania.


Palavras-chave


arte; educação; inclusão; equipe; cidadania

Texto Completo:

PDF

Referências


Alves, Solange Vitoria. (2014). O portfólio como instumento de avaliação na organização do trabalho pedagógico. Revista @prender Virtual de novembro/dezembro de 2002. Disponível em:.

Berzbach, Frank. (2013). Psicologia para criativos: dicas e sugestões de como manter a originalidade e sobreviver no trabalho. Trad. Silvia Lohn, São Paulo: Editora G.Gili.

Bonger, Johanna. (2008) Biografia de Vincent Van Gogh por sua cunhada Johanna Antonette Bonger. Trad. William Lagos. Porto Alegre: L&PM.

Brasil. (2012). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de julho de 1934. Disponível em .

Brasil. (2012). Constituição da República Federativa do Brasil, de 5/10/1988. Disponível em:.

Edwards, Betty. (2003). Exercícios para desenhar com o lado direito do cérebro. Trad. Heitor Pitombo. 1. Reimp. Rio de Janeiro: Ediouro.

Eisner, Eliot.(1988). The Roled Of Discipline-Based Art Education in America’s Schools. Getty Education Institute for the Arts: Los Angeles, USA.

Freire, Paulo. (2011). Educação com prática de liberdade. 14ª ver. Atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, Paulo. (2005). Pedagogia do Oprimido. 43ª ed. Rio e Janeiro: Paz e Terra.

Graciani, Maria Stela Santos. (2014). Pedagogia Social. São Paulo: Cortez.

Graham-dixon, Andrew (Edit). (2011). Arte: o guia visual definitivo. Trad. Eliana Rocha. São Paulo: Publifolha.

Izquierdo, Iván. (2011). Memória. Porto Alegre.

Muraro, Rose Mari.(2009). Os avanços tecnológicos e o futuro da humanidade; querendo ser Deus? Petrópolis: Vozes.

Nunes, Benedito.(2006). Introdução à filosofia da Arte. 5. Ed. São Paulo; Editora Ática.

Read, Herbert. (2013). A educação pela arte. Trad. Valter L. Siqueira. 2. Ed.São Paulo: Editora WMF Martins Fontes.

Ribeiro, Darcy. (2006). O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Sao Paulo: Companhia das letras.

Tommasi, Sonia Maria Bufarah.(2005). Arte-terapia e loucura. São Paulo: Vetor.

UNESCO. (2012). Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca: Espanha, 1997. Disponível em: .

Young, Trevor L.(2007). Gestão eficaz de projetos, Trad. Henrique Amar Rêgo Monteiro. São Paulo: Clio Editora.

Varella, Drauzio, Nicolelis, Miguel.(2008). Prazer em conhecer: a aventura da ciência e da educação. Campinas: Papirus 7 Mares.

Wallerstein, Immanuel. (2014). As Ciências Sociais no Século XXI. Trad. Carina Morgado. New York: Free Press, 1997. Disponível em: http://www.historiagora.com/dmdocuments/Historia3_ciencias_sociais_seculo_XXI.pdf>.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol19.86

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Periodicidade semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIH PLUS | Latindex  | MIAR |QOAM | QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMICI Journals Master List database|SJIF Journal Rank|OpenAire |Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)