Research circles: A method for the development of knowledge and the creation of change in practice

Sara Högdin, Cecilia Kjellman

Resumo


Este artigo contém uma apresentação de experiências adquiridas com círculos de investigação como método participante capaz de gerar conhecimento e mudança de práticas. Dois projetos internacionais constituem o nosso ponto de partida, cujo objetivo foi o de produzir conhecimento sobre o trabalho profissional que está a ser feito com os jovens que apresentam comportamento violento. Nos sub-estudos suecos, os círculos de investigação são usados como um método para o desenvolvimento de tais conhecimentos, bem como para proporcionar mudança de práticas. O círculo de investigação como método tem o seu ponto de partida teórico na investigação-ação e na investigação participante. Os resultados do estudo demonstram como os círculos de investigação podem contribuir para a criação de um processo de conhecimento através do diálogo no grupo e a facilitação da reflexão sobre as diferentes abordagens de intervenção no próprio trabalho, mesmo que seja um método que não sirva a todos. Os resultados mostram também que o círculo de investigação pode conduzir a um processo de mudança no trabalho concreto e ao reforço da colaboração transprofissional levando ainda a um aumento da consciencialização dos participantes e da avaliação do seu trabalho com crianças e jovens violentos.

Palavras-chave


Círculos de investigação; Mudanças de práticas; colaboração transprofissional; Violência

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol19.91

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