Saber e Educar: Notícias https://revista.esepf.pt/ <h3>ÂMBITO</h3> <p>A <strong>Revista <em>Saber &amp; Educar</em></strong> é uma revista de natureza científica do domínio das Ciências da Educação.</p> <p>Propriedade da <strong>Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF), </strong>funciona sob a tutela do Centro de Investigação Paula Frassinetti (CIPAF).</p> <p>É uma publicação <strong>académica,</strong> <strong>online, com revisão cega por pares, de edição em fluxo contínuo </strong>e de <strong>acesso aberto</strong>.</p> <p>Dirige-se a investigadores, professores e estudantes em formação enquanto instrumento ao serviço da difusão direta dos resultados de atividades de pesquisa.</p> <p>Aceita artigos nas seguintes línguas: Françês, Inglês, Português, Espanhol</p> <h3>PERIODICIDADE</h3> <p>A revista Saber &amp; Educar tem como modalidade de publicação a <em>publicação contínua. </em>É uma Publicação de edição em <strong>fluxo contínuo</strong> desde 2023.</p> <p>De acordo com a política de publicação contínua, os artigos <strong>aprovados</strong>, são publicados de <strong>imediato</strong>. Disponibiliza cada artigo de forma individual com texto integral, url único e doi, em HTML e PDF.</p> <p>A revista aceita a <strong>submissão em fluxo contínuo</strong> sobre investigação empiricamente sustentada ou textos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas relacionadas com a área da <strong>Educação</strong>. Para além dos manuscritos submetidos individualmente, a SE lança call para <strong>Cadernos Temáticos.</strong></p> <p>A data de publicação é publicada em todos os artigos, assim como as datas de submissão e aceitação.</p> <p><strong>Acesso Aberto</strong></p> <p>Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo. Não implica qualquer pagamento de taxas.</p> <p>Perfixo doi:</p> <p>10.25767 Datacite 10.17346 Crossref</p> <h3>ARQUIVO</h3> <p>A <strong>Revista Saber &amp; Educar</strong> fez, em 2022, transição para uma nova versão do Open Journal Systems (OJS). Os leitores podem aceder ao <a href="https://arquivo.pt/wayback/20230122055059/http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/issue/archive" target="_blank" rel="noopener"><strong>arquivo</strong></a> até 2020 da Revista.</p> <p><a href="https://arquivo.pt/wayback/20230122055059/http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/issue/archive" target="_blank" rel="noopener">Números anteriores a 2020</a></p> <p><strong>Proprietário do periódico</strong></p> <p><a href="https://esepf.pt/">Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti</a>, Portugal</p> <p><a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/1647-2144" target="_blank" rel="noopener">e-ISSN 1647-2144 </a></p> pt-PT Qua, 19 Mar 2025 15:49:37 +0000 OJS 3.2.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Call Caderno temático: O lugar da(s) inteligência(s) – entre o relacional e o artificial https://revista.esepf.pt/announcement/view/243 <p>O Ensino Superior (ES) europeu desempenha, hoje, um papel essencial na qualificação de pessoas com elevadas competências, tendo os Estados-Membros da UE fixado o objetivo de, até 2030, pelo menos, 45% dos jovens entre os 25 e os 34 anos obterem uma qualificação superior. Esta ambição, aliada ao reconhecimento social granjeado pelo ES, responsabiliza-o e desafia-o em vários aspetos, entre os quais, a melhorar a qualidade do ensino dos docentes e os resultados das aprendizagens dos estudantes. Aliás, em outubro de 2024, foi criado, em Portugal, o Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), marcando assim o início da atividade deste novo órgão com funções consultivas junto do Governo que integra especialistas nacionais e estrangeiros com a missão de refletir e promover a inovação e a formação pedagógicas para docentes do ES, auscultar os agentes e os atores da educação superior, elaborar propostas e recomendações, e apoiar ações de divulgação de boas-práticas de inovação e de formação pedagógicas.<br>Neste âmbito, e tendo em conta este cenário, o atual caderno temático da revista Saber &amp; Educar pretende coligir e disseminar a partilha de ideias e experiências sobre a pedagogia no ES em torno do tema “O lugar da(s) inteligência(s) – entre o relacional e o artificial”, resultante do 2.º Congresso Internacional Pedagogia XXI, preferencialmente, a partir dos seguintes eixos temáticos:<br>I. Desenvolvimento profissional docente e formação;<br>II. Políticas do ensino superior e modalidades de docência;<br>II. Inovação pedagógica;<br>IV. Emergência da inteligência artificial;<br>V. Emergência da inteligência relacional.</p> <p><strong>Organização</strong>:<br>Ana Paula Duarte (Atlântica, Instituto Universitário)<br>António Alves Lopes (Escola Superior de Saúde do Alcoitão)<br>Celestino Magalhães (Instituto Piaget) <br>Daniela Gonçalves (ESE Paula Frassinetti; CIDTFF da UA) <br>Joana Cruz (Universidade Lusíada) <br>Liliana Nunes (ISCE Douro) <br>Luísa Orvalho (ISTEC Porto) <br>Sónia Ruão (Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L)<br>Tânia Lourenço (ESESJCluny)</p> https://revista.esepf.pt/announcement/view/243 Qua, 19 Mar 2025 15:49:37 +0000 Arquivo Saber&Educar https://revista.esepf.pt/announcement/view/182 https://revista.esepf.pt/announcement/view/182 Seg, 22 Jan 2024 14:36:59 +0000 S&E https://revista.esepf.pt/announcement/view/167 <p>The submission of papers is open permanently.</p> <p>The journal accepts the submission in continuous flow on empirically sustained research or texts of innovative theoretical reflection that contribute to the advancement of knowledge in themes related to the area of Education.&nbsp;</p> https://revista.esepf.pt/announcement/view/167 Qua, 22 Nov 2023 09:46:58 +0000