https://revista.esepf.pt/issue/feedSaber e Educar2025-02-13T12:33:07+00:00Revista Saber & Educarrevistasabereducar@esepf.ptOpen Journal Systems<h3>ÂMBITO</h3> <p>A <strong>Revista <em>Saber & Educar</em></strong> é uma revista de natureza científica do domínio das Ciências da Educação.</p> <p>Propriedade da <strong>Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF), </strong>funciona sob a tutela do Centro de Investigação Paula Frassinetti (CIPAF).</p> <p>É uma publicação <strong>académica,</strong> <strong>online, com revisão cega por pares, de edição em fluxo contínuo </strong>e de <strong>acesso aberto</strong>.</p> <p>Dirige-se a investigadores, professores e estudantes em formação enquanto instrumento ao serviço da difusão direta dos resultados de atividades de pesquisa.</p> <p>Aceita artigos nas seguintes línguas: Françês, Inglês, Português, Espanhol</p> <h3>PERIODICIDADE</h3> <p>A revista Saber & Educar tem como modalidade de publicação a <em>publicação contínua. </em>É uma Publicação de edição em <strong>fluxo contínuo</strong> desde 2023.</p> <p>De acordo com a política de publicação contínua, os artigos <strong>aprovados</strong>, são publicados de <strong>imediato</strong>. Disponibiliza cada artigo de forma individual com texto integral, url único e doi, em HTML e PDF.</p> <p>A revista aceita a <strong>submissão em fluxo contínuo</strong> sobre investigação empiricamente sustentada ou textos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas relacionadas com a área da <strong>Educação</strong>. Para além dos manuscritos submetidos individualmente, a SE lança call para <strong>Cadernos Temáticos.</strong></p> <p>A data de publicação é publicada em todos os artigos, assim como as datas de submissão e aceitação.</p> <p><strong>Acesso Aberto</strong></p> <p>Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo. Não implica qualquer pagamento de taxas.</p> <p>Perfixo doi:</p> <p>10.25767 Datacite 10.17346 Crossref</p> <h3>ARQUIVO</h3> <p>A <strong>Revista Saber & Educar</strong> fez, em 2022, transição para uma nova versão do Open Journal Systems (OJS). Os leitores podem aceder ao <a href="https://arquivo.pt/wayback/20230122055059/http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/issue/archive" target="_blank" rel="noopener"><strong>arquivo</strong></a> até 2020 da Revista.</p> <p><a href="https://arquivo.pt/wayback/20230122055059/http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/issue/archive" target="_blank" rel="noopener">Números anteriores a 2020</a></p> <p><strong>Proprietário do periódico</strong></p> <p><a href="https://esepf.pt/">Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti</a>, Portugal</p> <p><a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/1647-2144" target="_blank" rel="noopener">e-ISSN 1647-2144 </a></p>https://revista.esepf.pt/article/view/38019Arte na educação infantil2024-12-16T09:41:13+00:00Roberta Alene Costa Oliveiraroberta397@hotmail.comPatrícia Stecca Reis de Andradepatriciasteccapro@gmail.comMarta Regina Paulo da Silvamarta.silva@online.uscs.edu.br<p>Este artigo apresenta o relato de experiência sobre práticas artísticas desenvolvidas com crianças de três (3) a quatro (4) anos em uma creche municipal de Santo André/SP, cujo objetivo central é refletir sobre abordagens artísticas que transcendem a reprodução mecânica, promovendo vivências significativas e enriquecedoras para as crianças. Discute-se a importância da arte nos processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil, ressaltando seu papel na promoção da curiosidade, criatividade, sensibilidade e pensamento crítico. O relato compartilha práticas realizadas com as crianças, englobando a exploração e criação a partir de diferentes materialidades e suportes, a apreciação das produções artísticas e atividades relacionadas à temática indígena. Enfatiza-se também experiências em áreas externas e em contato com a natureza. O estudo dialoga com referências teóricas da área da infância e da arte. Os resultados indicam maior envolvimento e participação dos(as) infantes nessas atividades, bem como mudanças comportamentais, como maior respeito e cuidado com as produções dos(as) colegas. A organização dos ambientes e das propostas são essenciais para garantir que as vivências artísticas sejam integradas de maneira holística na rotina da creche, contribuindo para uma aprendizagem que valorize e potencialize todas as dimensões do desenvolvimento infantil. Assim, evidencia-se que a criação de ambientes favoráveis à exploração e expressão artística demanda a presença de educadores(as) sensíveis e capacitados(as), cuja própria formação estética deve ser priorizada. Portanto, conclui-se que práticas artísticas bem estruturadas têm um impacto profundo e multifacetado no desenvolvimento integral das crianças. Essas práticas não apenas estimulam a inventividade e a expressão pessoal, mas também promovem habilidades sociais, cognitivas e emocionais. Dessa forma, torna-se evidente a importância de investir na formação contínua de educadores(as), capacitando-os(as) como mediadores(as) eficazes de experiências como as apresentadas nesse artigo.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Roberta Alene Costa Oliveira, Patrícia Stecca Reis de Andrade, Marta Regina Paulo da Silvahttps://revista.esepf.pt/article/view/39230Implicações da deficiência auditiva no processo de aprendizagem nas escolas regulares de Moçambique2024-11-29T11:52:45+00:00Joao Almeida Mucunaalmeidajmucuna@gmail.com<p>A deficiência auditiva tem implicações significativas no processo de aprendizagem das crianças nas escolas regulares de Moçambique, impactando a comunicação, a linguagem, a leitura e a escrita. Este estudo discute os desafios enfrentados por essas crianças no ambiente escolar, as práticas pedagógicas inclusivas existentes e as lacunas no sistema educativo em termos de apoio a essas necessidades. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, com critérios rigorosos de selecção de artigos revisados por pares, publicados entre 2010 e 2024, obtidos através das bases <em>PubMed</em>, <em>Scopus </em>e <em>Google Scholar</em>. A análise das fontes permitiu identificar lacunas na literatura, práticas emergentes e soluções para a inclusão escolar. Constatou-se que, para além das barreiras estruturais e pedagógicas nas escolas, é fundamental a implementação de adaptações curriculares, a capacitação contínua de professores e o uso de tecnologias assistivas para garantir uma inclusão eficaz no sistema educacional.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Joao Almeida Mucunahttps://revista.esepf.pt/article/view/35161Formação de professores, educação inclusiva e desenvolvimento2024-05-20T11:16:08+01:00Henrique Ramalhohpramalho@esev.ipv.pt<p>O principal objetivo deste ensaio é compreender as interseções e (des)conexões ocorridas entre as políticas educativas, com especial enfoque nas políticas de formação de professores, com os pressupostos da agenda da educação inclusiva. Procura-se, ainda, problematizar os sentidos da efetivação dessa agenda com a respetiva ligação ao conceito de desenvolvimento, dirimindo uma compreensão articulada da trilogia formação docente-educação inclusiva-desenvolvimento. Adotamos a hermenêutica como possibilidade metodológica. Em termos de ilação geral, observa-se uma clara tendência para o recentramento da formação docente em referenciais formativos mecanicistas e instrumentais que, ainda que assentes em esforços de desenvolvimento da sociedade para a inclusão, recorrem a estratégias de capacitação, de qualificação, de atualização e de desenvolvimento profissional funcional ao mando administrativo central, em linha com uma ideia de inclusão conectada a uma conceção neoconservadora de desenvolvimento.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Henrique Ramalho