https://revista.esepf.pt/issue/feed Saber e Educar 2025-01-06T16:35:16+00:00 Revista Saber & Educar revistasabereducar@esepf.pt Open Journal Systems <h3>ÂMBITO</h3> <p>A <strong>Revista <em>Saber &amp; Educar</em></strong> é uma revista de natureza científica do domínio das Ciências da Educação.</p> <p>Propriedade da <strong>Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF), </strong>funciona sob a tutela do Centro de Investigação Paula Frassinetti (CIPAF).</p> <p>É uma publicação <strong>académica,</strong> <strong>online, com revisão cega por pares, de edição em fluxo contínuo </strong>e de <strong>acesso aberto</strong>.</p> <p>Dirige-se a investigadores, professores e estudantes em formação enquanto instrumento ao serviço da difusão direta dos resultados de atividades de pesquisa.</p> <p>Aceita artigos nas seguintes línguas: Françês, Inglês, Português, Espanhol</p> <h3>PERIODICIDADE</h3> <p>A revista Saber &amp; Educar tem como modalidade de publicação a <em>publicação contínua. </em>É uma Publicação de edição em <strong>fluxo contínuo</strong> desde 2023.</p> <p>De acordo com a política de publicação contínua, os artigos <strong>aprovados</strong>, são publicados de <strong>imediato</strong>. Disponibiliza cada artigo de forma individual com texto integral, url único e doi, em HTML e PDF.</p> <p>A revista aceita a <strong>submissão em fluxo contínuo</strong> sobre investigação empiricamente sustentada ou textos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas relacionadas com a área da <strong>Educação</strong>. Para além dos manuscritos submetidos individualmente, a SE lança call para <strong>Cadernos Temáticos.</strong></p> <p>A data de publicação é publicada em todos os artigos, assim como as datas de submissão e aceitação.</p> <p><strong>Acesso Aberto</strong></p> <p>Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo. Não implica qualquer pagamento de taxas.</p> <p>Perfixo doi:</p> <p>10.25767 Datacite 10.17346 Crossref</p> <h3>ARQUIVO</h3> <p>A <strong>Revista Saber &amp; Educar</strong> fez, em 2022, transição para uma nova versão do Open Journal Systems (OJS). Os leitores podem aceder ao <a href="https://arquivo.pt/wayback/20230122055059/http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/issue/archive" target="_blank" rel="noopener"><strong>arquivo</strong></a> até 2020 da Revista.</p> <p><a href="https://arquivo.pt/wayback/20230122055059/http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/issue/archive" target="_blank" rel="noopener">Números anteriores a 2020</a></p> <p><strong>Proprietário do periódico</strong></p> <p><a href="https://esepf.pt/">Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti</a>, Portugal</p> <p><a href="https://portal.issn.org/resource/ISSN/1647-2144" target="_blank" rel="noopener">e-ISSN 1647-2144 </a></p> https://revista.esepf.pt/article/view/35161 Formação de professores, educação inclusiva e desenvolvimento 2024-05-20T11:16:08+01:00 Henrique Ramalho hpramalho@esev.ipv.pt <p>O principal objetivo deste ensaio é compreender as interseções e (des)conexões ocorridas entre as políticas educativas, com especial enfoque nas políticas de formação de professores, com os pressupostos da agenda da educação inclusiva. Procura-se, ainda, problematizar os sentidos da efetivação dessa agenda com a respetiva ligação ao conceito de desenvolvimento, dirimindo uma compreensão articulada da trilogia formação docente-educação inclusiva-desenvolvimento. Adotamos a hermenêutica como possibilidade metodológica. Em termos de ilação geral, observa-se uma clara tendência para o recentramento da formação docente em referenciais formativos mecanicistas e instrumentais que, ainda que assentes em esforços de desenvolvimento da sociedade para a inclusão, recorrem a estratégias de capacitação, de qualificação, de atualização e de desenvolvimento profissional funcional ao mando administrativo central, em linha com uma ideia de inclusão conectada a uma conceção neoconservadora de desenvolvimento.</p> 2025-01-06T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Henrique Ramalho