Infância: Paz, Sustentabilidade e Inclusão

2023-05-11

As discussões sobre o desenvolvimento sustentável, suscitado pelos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, assumem que as demandas do futuro ambiental do planeta estão associadas, também, à necessidade em superar as questões sociais que atingem as populações mundiais, como a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades e a promoção dos Direitos Humanos. Neste âmbito, as políticas públicas para a comunidade educativa assumem-se como importantes eixos norteadores para articular as ações educativas em prol de um mundo mais sustentável, seja nos contextos regionais, nacionais ou internacionais.

No sentido de promover partilhas, aprendizagens e (trans)formações multitemáticas sobre a Educação de Infância, interligados com os objetivos para o desenvolvimento sustentável,  realizar-se-á o II Congresso Internacional do OFEI, em que os/as educadores/as  são convidados a refletir, a escrever e a divulgar teorias e práticas educativas associadas à Cultura e Educação de Paz, à Sustentabilidade (associada a fatores económicos, sociais e ambientais) e à Inclusão em Educação de Infância.

Mediante todo o material a ser produzido e os resultados obtidos no âmbito do II Congresso Internacional OFEI, considera-se essencial e necessária a criação do número temático intitulado Infância: Paz, Sustentabilidade e Inclusão, com o intuito de aprofundar discussões, partilhar ações, investigar cientificamente resultados ou intuições e divulgar o conhecimento científico acerca do tema.

Partilham-se quatro eixos estruturantes que servem como estimuladores da produção escrita. São eles:

1. Educadores/as de Infância: desenvolvimento profissional e conhecimento da profissão;

2. Educação de Infância: entrelaçamentos com diferentes áreas do saber;

3. Qualidade em Educação de Infância: organizações, atores, espaços, tempos, contextos e interações;

4. Educação de Infância: desenvolvimento humano, consciência cívica e bem-estar.

Apela-se, assim, aos académicos, profissionais, educadores que participem neste debate, enriquecendo, deste modo, a partilha de experiências e de perspetivas multidirecionais sobre a Infância: Paz, Sustentabilidade e Inclusão.

Editores temáticos

Paula Pequito – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Ana Luísa Ferreira – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Ana Pinheiro – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti| CIPAF | INED | OFEI
Daniela Gonçalves – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Daniella Assemany – Universidade Federal do Rio de Janeiro | Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa  
Elvira Sanchez –  Asociación Mundial de Educadores Infantiles  (AMEI-WAECE)
Maria Jesús Víton – Universidade Autónoma de Madrid | Grupo de investigação SIeP | Instituto Universitario de Estudios de la mujer (UAM) | ASODIPSE- Asociación para el desarrollo Integral de las Personas con capacidades especiales | Comisión de Derechos Humanos Hispano-Guatemalteca CDHHG 

A revista Saber & Educar é um periódico de publicação contínua online, de acesso aberto e com revisão por pares, na área das Ciências de Educação.

Aceita submissões em tempo contínuo, integrando artigos generalistas nos dossiers temáticos abertos.