Sobre a Revista
Âmbito, objetivos e princípios de publicação da S&E
A revista Saber& Educar publica estudos científicos originais realizados na área da Educação. Aceita a submissão de textos com inscrição explicita do conteúdo no campo da Educação ou a discussão de contributos relevantes para esta área. Textos sobre investigação empiricamente sustentada ou trabalhos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas ligadas à área da Educação e outras afins.
PROCESSO DE PREVENÇÃO DE PLÁGIO
Todos os artigos submetidos para publicação serão objeto de uma análise preliminar. O conteúdo dos manuscritos é submetido a deteção de plágio pela ferramenta de prevenção de plágio (Turnitin Similarity). Em caso de suspeita de conduta inadequada, o(s) autor(es) é/são contatado(s) para o esclarecimento das questões ou das dúvidas suscitadas. O texto poderá ou não prosseguir para avaliação em função do resultado desse processo, cabendo à Direção da S&E essa decisão.
PROCESSO DE REVISÃO POR PARES
Se o texto estiver de acordo com as normas mencionadas e for considerado, pelo Diretor e pelo Conselho Executivo, potencialmente publicável na Revista Saber & Educar, será, avaliado em regime de duplo anonimato (double-blind review) por especialistas externos, membros do Conselho Editorial ou avaliadores selecionados ad hoc.
Os critérios de avaliação seguidos pelos avaliadores são os seguintes:
a) Originalidade e relevância do trabalho;
b) Consistência na argumentação;
c) Fundamentação teórica e empírica;
d) Adequação das opções metodológicas;
e) Atualidade da bibliografia de referência;
f) Clareza da exposição e organização;
g) Correção textual.
Em caso contradição nos pareceres recebidos, poderá ser solicitada uma nova avaliação. A decisão final de publicação caberá à Direção da revista.
Será comunicado por e-mail o resultado final aos Autores.
PERIODICIDADE
A revista Saber & Educar é uma Publicação Contínua.
De acordo com a política de publicação contínua,os artigos revistos e aceites, são publicados de imediato. Disponibiliza cada artigo de forma individual com texto integral, url único e doi, em HTML e PDF.
A revista aceita a submissão em tempo contínuo sobre investigação empiricamente sustentada ou textos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas relacionadas com a área da Educação. Para além dos manuscritos submetidos individualmente, a SE lança call para Cadernos Temáticos.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE E DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), podendo aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A revista reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vista a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são da sua exclusiva responsabilidade.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
APCS (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO
A revista não cobra nenhum pagamento (APCs) taxas de processamento de artigo (Article Processing Charges - APC) e/ou de submissão de artigo (Submission charges) aos/às autores/as.
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Legislação aplicável: Política de Proteção de Dados
INDEXAÇÃO
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CARTA ÉTICA
Carta Ética – Instrumento de Regulação Ético-Deontológica (SPCE)
Histórico da Revista
Fundada em 1994, a Revista Saber & Educar, propriedade da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF), funciona sob a tutela do Centro de Investigação Paula Frassinetti (CIPAF). A revista Saber (e) Educar é uma revista de natureza científica do domínio das Ciências da Educação.
Em 2009, o número 14 da revista Saber & Educar marca a sua desmaterialização, o que representa sobretudo a preocupação de a fazer chegar a um número cada vez maior de leitores. Deste modo, reforça-se a utilidade desta publicação nomeadamente junto de investigadores, professores e estudantes em formação enquanto instrumento ao serviço da difusão direta dos resultados de atividades de pesquisa bem como de comunicações apresentadas em eventos em que o Centro de Investigação Paula Frassinetti (CIPAF) tenha estado especialmente empenhado.
Os leitores podem aceder ao arquivo até 2020 da Revista.