Sobre a Revista

Âmbito, objetivos e princípios de publicação da S&E

A revista Saber& Educar publica estudos científicos originais realizados na área da Educação. Aceita a submissão de textos com  inscrição explicita do conteúdo no campo da Educação ou a discussão de contributos relevantes para esta área. Textos sobre investigação empiricamente sustentada ou trabalhos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas ligadas à área da Educação e outras afins. Dirige-se a investigadores, professores e estudantes em formação enquanto instrumento ao serviço da difusão direta dos resultados de atividades de pesquisa.

PROCESSO DE PREVENÇÃO DE PLÁGIO

Todos os artigos submetidos para publicação serão objeto de uma análise preliminar. O conteúdo dos manuscritos é submetido a deteção de plágio pela ferramenta de prevenção de plágio (Turnitin Similarity). Em caso de suspeita de conduta inadequada, o(s) autor(es) é/são contatado(s) para o esclarecimento das questões ou das dúvidas suscitadas. O texto poderá ou não prosseguir para avaliação em função do resultado desse processo, cabendo à Direção da S&E essa decisão. 

PROCESSO DE REVISÃO POR PARES

Se o texto estiver de acordo com as normas mencionadas e for considerado, pelo Diretor e pelo Conselho Executivo, potencialmente publicável na Revista Saber & Educar, será, avaliado em regime de duplo anonimato (double-blind review) por especialistas externos, membros do Conselho Editorial ou avaliadores selecionados ad hoc

Os critérios de avaliação seguidos pelos avaliadores são os seguintes:

a) Originalidade e relevância do trabalho;

b) Consistência na argumentação;

c) Fundamentação teórica e empírica;

d) Adequação das opções metodológicas;

e) Atualidade da bibliografia de referência;

f) Clareza da exposição e organização;

g) Correção textual.

Em caso contradição nos pareceres recebidos, poderá ser solicitada uma nova avaliação. A decisão final de publicação caberá à Direção da revista.

Será comunicado por e-mail o resultado final aos Autores.

PERIODICIDADE

A revista Saber & Educar é uma Publicação Contínua.

De acordo com a política de publicação contínua,os artigos revistos e aceites, são publicados de imediato. Disponibiliza cada artigo de forma individual com texto integral, url único e doi, em HTML e PDF.

A revista aceita a submissão em tempo contínuo sobre investigação empiricamente sustentada ou textos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas relacionadas com a área da Educação. Para além dos manuscritos submetidos individualmente, a SE lança call para Cadernos Temáticos.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE E DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), podendo aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vista a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são da sua exclusiva responsabilidade.

Open Access

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema de preservação PKP (PKP PN) que permite criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

APCS (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO

A revista não cobra nenhum pagamento (APCs) taxas de processamento de artigo (Article Processing Charges - APC) e/ou de submissão de artigo (Submission charges) aos/às autores/as.

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Legislação aplicável: Política de Proteção de Dados

INDEXAÇÃO

e-ISSN 1647-2144

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CARTA ÉTICA

Carta Ética – Instrumento de Regulação Ético-Deontológica (SPCE)

Histórico da Revista

Fundada em 1994, a Revista Saber & Educar, propriedade da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF), funciona sob a tutela do Centro de Investigação Paula Frassinetti (CIPAF). A revista Saber (e) Educar é uma revista de natureza científica do domínio das Ciências da Educação.
Em 2009, o número 14 da revista Saber & Educar marca a sua desmaterialização, o que representa sobretudo a preocupação de a fazer chegar a um número cada vez maior de leitores. Deste modo, reforça-se a utilidade desta publicação nomeadamente junto de investigadores, professores e estudantes em formação enquanto instrumento ao serviço da difusão direta dos resultados de atividades de pesquisa bem como de comunicações apresentadas em eventos em que o Centro de Investigação Paula Frassinetti (CIPAF) tenha estado especialmente empenhado.

Os leitores podem aceder ao arquivo até 2020 da Revista.