O lugar da(s) inteligência(s) – entre o relacional e o artificial
O Ensino Superior (ES) europeu desempenha, hoje, um papel essencial na qualificação de pessoas com elevadas competências, tendo os Estados-Membros da UE fixado o objetivo de, até 2030, pelo menos, 45% dos jovens entre os 25 e os 34 anos obterem uma qualificação superior. Esta ambição, aliada ao reconhecimento social granjeado pelo ES, responsabiliza-o e desafia-o em vários aspetos, entre os quais, a melhorar a qualidade do ensino dos docentes e os resultados das aprendizagens dos estudantes. Aliás, em outubro de 2024, foi criado, em Portugal, o Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), marcando assim o início da atividade deste novo órgão com funções consultivas junto do Governo que integra especialistas nacionais e estrangeiros com a missão de refletir e promover a inovação e a formação pedagógicas para docentes do ES, auscultar os agentes e os atores da educação superior, elaborar propostas e recomendações, e apoiar ações de divulgação de boas-práticas de inovação e de formação pedagógicas.
Neste âmbito, e tendo em conta este cenário, o atual caderno temático da revista Saber & Educar pretende coligir e disseminar a partilha de ideias e experiências sobre a pedagogia no ES em torno do tema “O lugar da(s) inteligência(s) – entre o relacional e o artificial”, resultante do 2.º Congresso Internacional Pedagogia XXI, preferencialmente, a partir dos seguintes eixos temáticos:
I. Desenvolvimento profissional docente e formação;
II. Políticas do ensino superior e modalidades de docência;
II. Inovação pedagógica;
IV. Emergência da inteligência artificial;
V. Emergência da inteligência relacional.
Data-limite de submissão: 1 junho 2025
Submissão: Submissões | Saber e Educar (esepf.pt)
Informação para Autores: Saber e Educar (esepf.pt)
Contactos: revistasabereducar@esepf.pt
Organização:
Ana Paula Duarte (Atlântica, Instituto Universitário)
António Alves Lopes (Escola Superior de Saúde do Alcoitão)
Celestino Magalhães (Instituto Piaget)
Daniela Gonçalves (ESE Paula Frassinetti; CIDTFF da UA)
Joana Cruz (Universidade Lusíada)
Liliana Nunes (ISCE Douro)
Luísa Orvalho (ISTEC Porto)
Sónia Ruão (Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L)
Tânia Lourenço (ESESJCluny)
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