Potencialidades e a Pedagogia da Autonomia

um olhar sobre a educação especial para além da condição de deficiência e o papel do docente no processo de inclusão

Autores

  • Caroline Giolo-Melo Universidade de São Paulo - USP (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v32i1.29432

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Pedagogia da Autonomia

Resumo

O presente artigo refere-se a um ensaio sobre a educação especial e o papel do educador no processo de inclusão, com o intuito de reflexão da prática docente por meio do referencial teórico “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”, obra clássica do autor Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira. Inicialmente, apresentou-se um panorama histórico sobre as diferentes perspectivas da deficiência e a educação especial, também a história da educação especial no brasil. A seguir, realizou-se um diálogo entre a Pedagogia da Autonomia e o papel do docente no processo de inclusão. Diante disso, destaca-se a necessidade de uma prática docente com enfoque nas potencialidades e não nas limitações dos alunos com necessidades educacionais especiais.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Giolo-Melo, C. (2023). Potencialidades e a Pedagogia da Autonomia: um olhar sobre a educação especial para além da condição de deficiência e o papel do docente no processo de inclusão. Saber E Educar, 32. https://doi.org/10.25767/se.v32i1.29432

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