Representações e perceções dos educadores de infância sobre a sua atuação profissional nos riscos do desenvolvimento infantil

Autores

  • Ana Paula Gomes Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
  • Natália Lourenço Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v30i.29477

Palavras-chave:

Educador de Infância, Intervenção precoce na infância

Resumo

A intervenção precoce na infância deve iniciar-se o mais atempadamente possível, potenciando as hipóteses de se superarem as dificuldades da criança com necessidades específicas e/ou em risco de desenvolvimento. O papel dos profissionais que trabalham nas organizações educativas destinadas à infância tem sido reconhecido como fundamental. O presente estudo, com uma metodologia de carácter misto, dá conta das representações e perceções dos educadores de infância neste domínio. Realçam o trabalho em equipa multidisciplinar, analisam a valorização profissional, as condições que têm para poderem atuar nesta área, quais as características que consideram preocupantes no perfil do desenvolvimento infantil e o que pode ser melhorado no desempenho do educador de infância na intervenção precoce na infância.

Palavras-chave: Educador de Infância; Intervenção Precoce; Risco Desenvolvimental

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Publicado

2021-10-25

Como Citar

Gomes, A. P., & Lourenço, N. (2021). Representações e perceções dos educadores de infância sobre a sua atuação profissional nos riscos do desenvolvimento infantil. Saber E Educar, 30(1). https://doi.org/10.25767/se.v30i.29477