Alpha, a Geração Hiperconectada e a Educação Emocional

Autores

  • Beatriz Lopes Zanbello Universidade Cesumar
  • Fernanda Ferdinandi Universidade Cesumar
  • Ana Paula Borges Castardo Universidade Cesumar
  • Rute Grossi-Milani Universidade Cesumar
  • Regiane da Silva Macuch Universidade Cesumar

Palavras-chave:

Geração Alpha, Hiperconexão, Habilidades Socioemocionais

Resumo

A denominada Geração Alpha é encontrada por todos os cidadãos nascidos a partir do ano de 2010. Estudos afirmam que esta geração é a primeira 100% tecnológica e hiperconectada, no entanto, apesar de todas as tecnologias oferecidas, a mesma carece de habilidades socioemocionais. Para que a aprendizagem de habilidades socioemocionais ocorra entre jovens, é preciso que a mesma seja estimulada. Nesse sentido, a educação socioemocional visa desenvolver competências e habilidades que promovam pessoas aptas e confiantes para lidar com frentes, medos e angústias. Assim, este artigo tem por objetivo discutir sobre a educação socioemocional dos proprietários da geração alfa frente ao mundo cada vez mais tecnológico.A metodologia utilizada enquadra-se como artigo de reflexão teórica, por meio de revisão bibliográfica. Como resultado obtido-se essa geração requerido educação plena e humanizadora. Para isso, a necessidade de educar emocionalmente precisa de um enfoque integrado.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Zanbello, B. L., Ferdinandi, F., Castardo, A. P. B., Grossi-Milani, R., & Macuch, R. da S. (2021). Alpha, a Geração Hiperconectada e a Educação Emocional. Saber E Educar, 30(1). Obtido de https://revista.esepf.pt/article/view/29504