Refletir, planificar e avaliar
o espaço
DOI:
https://doi.org/10.25767/se.v30i1.29520Palavras-chave:
Educação Pré-Escolar, Educação de infância, Planificação e avaliação do espaço, ÁreasResumo
O presente artigo, desenvolvido por estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, visa evidenciar a importância da planificação e da avaliação do espaço em Educação Pré-Escolar e a sua contribuição para o crescimento pessoal e social das crianças.
Para tal, consideramos pertinente focar em aspetos que devem ser tidos em conta na planificação e avaliação do espaço, interior ou exterior, sendo que relativamente ao espaço exterior iremos salientar a Mud Kitchen, referindo os benefícios e as potencialidades da mesma, uma vez que este espaço foi observado, pelas autoras, em contexto de prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar.
Referências
Arendt, H. (2000). A crise na educação. Entre o passado e o futuro, 5, 221-247.
Bento, G., & Dias, G. (2017). Cozinha de lama – ingredientes essenciais e contributos para o desenvolvimento e aprendizagem. In Olhares sobre a Educação: em torno da formação de professores (pp. 182-191). Escola Superior de Educação de Viseu
Filgueiras, M. S. C. (2010). O espaço e o seu impacto educativo: quais as principais características da gestão e organização do espaço sala em educação infantil. Universidade Aberta. https://core.ac.uk/download/pdf/303040036.pdf
Hohmann, M., Banet, B., & Weikart, D. P. (1984). A Criança em acção. Fundação Calouste Gulbenkian
Hohmann, M. e Weikart, D. (2007). Educar a Criança. (4ª ed.). Fundação Caloustre Gulbenkian.
Morgado, M. (2015). Os recursos materiais das áreas de atividade: a sua importância nas escolhas das crianças.Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa.https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/5671/1/Os%20recursos%20materiais%20das%20%c3%a1reas%20de%20atividade.pdf
Oliveira-Formosinho, J. (1998). A contextualização do modelo curricular High-Scope no âmbito do Projeto Infância. In Oliveira-Formosinho (org.). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto Editora
Silva, I., Marques, L., Mata, L. & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação
White, J. (2014). Orientações para fazer uma cozinha de lama. Cadernos de Educação Infância, 6-27.
Zabalza, M. A. (1992). Didáctica da Educação Infantil. Edições Asa.
Downloads
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
A revista reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vista a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são da sua exclusiva responsabilidade.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A submissão de artigos a esta revista não contempla qualquer pagamento.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Legislação aplicável: Política de Proteção de Dados