Potencial das Tecnologias de Informação Geográfica e da Realidade Aumentada na aprendizagem das Ciências

estudo de caso no 1.⁰ CEB

Autores

  • Luísa Azevedo Centro de Investigação em Educação - Instituto de Educação da Universidade do Minho
  • António Osório Instituto de Educação - Universidade do Minho
  • Vítor Ribeiro Instituto das Ciências Sociais - Universidade do Minho; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação Geográfica, Realidade Aumentada, Sismos, Construção de conhecimento, 1⁰ ciclo do Ensino Básico

Resumo

A aprendizagem suportada por Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) e Realidade Aumentada (RA) merece atenção no campo de estudo da Educação. A investigação de base deste artigo visa compreender as potencialidades destas tecnologias na aprendizagem dos conteúdos previstos no currículo do Estudo do Meio do 1.º ciclo do Ensino Básico, em Portugal. Sustentados na metodologia de estudo de caso os dados qualitativos foram recolhidos através da observação participante, grelhas de observação, notas de campo, trabalhos realizados pelos estudantes e na realização de um focus group. Os resultados de aprendizagem, decorrentes das atividades dinamizadas, mostram que uma adequada e intencional articulação das TIG e da RA apoiam a compreensão de conceitos e dos fenómenos e favorecem a construção do conhecimento.

Biografias Autor

Luísa Azevedo, Centro de Investigação em Educação - Instituto de Educação da Universidade do Minho

Licenciada em Educação Básica e mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Luísa Azevedo é doutoranda em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa na Universidade do Minho. Bolseira FCT, encontra-se a desenvolver um projeto de investigação em torno das Tecnologias de Informação Geográfica e da Realidade Aumentada no desenvolvimento do pensamento espacial dos estudantes do ensino básico

António Osório, Instituto de Educação - Universidade do Minho

Doutorado em Telemática Educacional na Universidade de Exeter, no Reino Unido, António Osório é atualmente Professor Associado com agregação na Universidade do Minho e coordenador do grupo de investigação em Tecnologia, Multiliteracias e Curriculum.

Coordena inúmeros projetos nacionais e internacionais, no âmbito da Tecnologia de Informação e Comunicação e Tecnologia Educativa. António Osório é ainda orientador de diversos projetos de mestrado e de doutoramento nestas áreas de especialização.

Vítor Ribeiro, Instituto das Ciências Sociais - Universidade do Minho; Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Professor convidado equiparado a professor auxiliar no Instituto das Ciências Sociais da Universidade do Minho e professor adjunto na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Porto, Vítor Ribeiro é doutorado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade do Minho e pela Universidade Complutense de Madrid. Possui uma vasta experiência na área dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), sendo orientador de diversos projetos de mestrado e de doutoramento nestas áreas de especialização

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Publicado

2022-03-03

Como Citar

Azevedo, L. M. P., Osório, A. J. M., & Ribeiro, V. P. R. (2022). Potencial das Tecnologias de Informação Geográfica e da Realidade Aumentada na aprendizagem das Ciências: estudo de caso no 1.⁰ CEB. Saber E Educar, 31(1). Obtido de https://revista.esepf.pt/article/view/29837