Sustentabilidade e o Ensino Colaborativo na Escola

uma experiência interdisciplinar no Projeto SustentaCAp2030

Autores

  • Daniella Assemany Universidade Federal do Rio de Janeiro; CIDTFF-Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
  • Jorge Felipe Marçal Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Pobreza, Educação para o desenvolvimento sustentável, Agenda 2030, Racismo

Resumo

Esse estudo se encontra no âmbito de um panorama internacional de políticas públicas, estimulado para a utilização da interdisciplinaridade com alunos secundaristas. O objetivo desse artigo consiste em descrever a repercussão de uma prática pedagógica dinamizada no projeto interdisciplinar sobre sustentabilidade, da qual participaram estudantes secundaristas de uma escola pública brasileira. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa, de índole exploratória, com a aplicação de um inquérito por questionário para a coleta dos dados. Como aporte metodológico para o tratamento dos dados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Dos resultados, destaca-se a percepção dos estudantes acerca da situação de extrema pobreza na população brasileira, ocorrida em consequência do colonialismo, da escravidão e do racismo.

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Publicado

2022-03-18

Como Citar

Assemany, D., & Marçal, J. F. (2022). Sustentabilidade e o Ensino Colaborativo na Escola: uma experiência interdisciplinar no Projeto SustentaCAp2030. Saber E Educar, 31(1). Obtido de https://revista.esepf.pt/article/view/29839