O que vamos fazer? Práticas artísticas participativas em educação artística

Autores

  • Bárbara Carmo Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes

Palavras-chave:

Educação Artística, Práticas Artísticas Participativas, Ensino Artístico

Resumo

Tornar as aulas de educação artística mais participativas, exige mais do que uma simples vontade de querer fazer dessa forma. Será possível abalar as hierarquias e os poderes, na relação entre professores e alunos, ou relativizar os discursos instituídos do artístico? Como é que o estudo das práticas artísticas participativas poderá contribuir para o pensamento de outras dinâmicas em educação artística? Neste artigo reconheço a utopia da ideologia participativa e os riscos da sua reprodução no contexto educativo. Procuro perceber, como é que nós professores de educação artística podemos problematizar a questão da participação com os estudantes nas nossas aulas. Temos que aceitar este, como um problema complexo e premente de questionamento na educação artística, para além do binómio da atividade-passividade.

Biografia Autor

Bárbara Carmo, Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes

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Publicado

2022-03-22

Como Citar

Carmo, B. P. do. (2022). O que vamos fazer? Práticas artísticas participativas em educação artística. Saber E Educar, 31(1). Obtido de https://revista.esepf.pt/article/view/29842