Os registos de escrita precoce de crianças de 5-6 anos

evidência da evolução das conceções precoces sobre a linguagem escrita

Autores

  • Maria Cristina Vieira da Silva Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). CIPAF – Centro de Investigação Paula Frassinetti. CIEC-UM – Centro de Investigação em Estudos da Criança. CLUNL – Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
  • Joana Daniela Leão Moreira Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v32i2.32815

Palavras-chave:

Educação Pré-escolar; Literacia emergente; Registos pedagógicos

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar a forma como os registos pedagógicos (Ostetto, 2017) obtidos em torno das práticas de literacia emergente desenvolvidas em contexto de prática de ensino supervisionada, junto de crianças 5-6 anos, permitiram recolher evidências sobre as diferentes fases em que as crianças se encontravam, em termos de conceções precoces sobre a linguagem escrita. Partindo de uma amostra constituída por oito crianças de uma sala de cinco e seis anos, foi selecionado um guião de entrevista para avaliação das conceções precoces sobre a linguagem escrita, que esteve na origem de registos das produções escritas das crianças, bem como do levantamento acerca das funcionalidades que estas atribuíam à leitura e à linguagem escrita. A análise dos dados recolhidos permitiu evidenciar que os registos das produções escritas foram determinantes na categorização das conceções infantis sobre a linguagem escrita, constituindo uma oportunidade para a educadora estagiária se apropriar de alguns aspetos da literacia emergente, dimensão particularmente relevante em termos da formação profissional docente na Educação Pré-escolar (Gimeno, 1988).

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Publicado

2023-12-06 — Atualizado em 2023-11-13

Como Citar

Vieira da Silva, M. C., & Moreira, J. D. L. . (2023). Os registos de escrita precoce de crianças de 5-6 anos: evidência da evolução das conceções precoces sobre a linguagem escrita . Saber E Educar, 32. https://doi.org/10.25767/se.v32i2.32815

Edição

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