Ensinar e aprender história no século XXI

Desafios e potencialidades

Autores

  • Miguel Monteiro Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Ensino da História, Novas Pedagogias, Desafios do século XXI

Resumo

Será possível estabelecer um novo relacionamento entre as novas pedagogias e objetivos do ensino da História, com as exigências atuais de uma escola em mudança? Como tornar a história uma disciplina que os alunos gostem? Será que a questão se coloca apenas ao nível das metodologias? Como é que o problema é visto ao nível da gestão da disciplina? Não é possível continuarmos impassíveis vendo o “espetáculo” do assalto à “fortaleza” da História, uma vez que esta é essencial aos alunos e às restantes disciplinas dos curricula na compreensão do contexto temporal e do seu próprio lugar nessa realidade.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Monteiro, M. (2024). Ensinar e aprender história no século XXI: Desafios e potencialidades. Saber E Educar, 33(1). Obtido de https://revista.esepf.pt/article/view/41438