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Call for papers: S&E – Nº 23 - Alargamento de prazo de submissões até 1 de novembro 2017

 

S&E – Nº 23

Contornos da EDUCAÇÃO INCLUSIVA na perspetiva da lei e das respostas educativas

A humanidade necessitou de percorrer séculos de existência para lograr o respeito pela vida e pela individualidade e especificidade de cada pessoa, a par do sentido de responsabilidade coletiva pelo bem-estar e plena realização de todos e cada um, consubstanciando-se, assim, a afirmação da cidadania plena, entretanto proclamada pela convenção dos direitos humanos. No plano educacional, a ciência foi comprovando que todas as crianças e jovens, independentemente das suas referências culturais ou das suas potencialidades e necessidades, progridem e devem aprender juntas. É de importância capital continuar a alertar o pensamento que enforma a política educativa, o ambiente social geral, as instituições educativas, os gestores de educação e ensino, os professores, as famílias, as associações e demais organizações, para o facto de as especificidades em crianças e alunos infra ou supra dotados deverem ser identificadas o mais cedo possível, promovendo-se uma educação de qualidade para todas. A revisão da legislação da educação especial em muitos países, o avanço do conhecimento científico e técnico que baseia a intervenção diferenciada, as práticas inovadoras desenvolvidas ou o investimento humano na educação inclusiva, refletem a procura incessante de melhores atuações, a caminho da concretização do princípio da inclusão, nas escolas e na sociedade.

A partir da análise dos resultados dos estudos científicos nacionais e internacionais, da observação das ações implementadas no terreno e/ou da escuta constante de anseios partilhados pelos implicados nos vários campos de intervenção, tem-se a clara perceção do muito que falta fazer por uma educação inclusiva. Na perspetiva de alcançar um maior conhecimento e partilha das teorias e das práticas nesta área, convida-se à apresentação de artigos com base em pesquisas e experiências em domínios como:

- o enriquecimento das práticas educativas diferenciadas pelo contributo das tecnologias; os desafios colocados aos enquadramentos legais vigentes; a formação dos docentes enquanto agentes privilegiados de práticas educativas inclusivas; a formação e o papel, nas escolas, dos docentes de educação especial; questões relativas à educação inclusiva no ensino secundário; a persistência de resistências à conceção de educação inclusiva; a inter-relação entre a educação especial e restante comunidade educativa; experiências de diferenciação e inclusão bem sucedidas; resultados alcançados em contextos de investigação-ação; a continuidade entre respostas educativas diferenciadas ou a diferenciação enquanto contínuo de respostas; a diferenciação pedagógica no ensino superior; a substituição do modelo “educação especial” pela conceção de “serviços de apoio aos alunos”; a substituição da designação “escola inclusiva” pela de “escola contemporânea”, entre outros.

Esta chamada à apresentação de artigos, para a edição do segundo semestre de 2017 da revista Saber & Educar, será coordenada pelo Departamento de Educação Especial e Psicologia e tem por objetivo promover a discussão e a divulgação de pesquisas em Educação Inclusiva e em Educação Especial.

Data limite de submissão1 de novembro de 2017

Submissão:http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/about/submissions#onlineSubmissions

Contactosrevistasabereducar@esepf.pt

 
Publicado: 2017-07-27 Mais...
 
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