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Call for papers: S&E – Nº 22 - 13 março a 1 de junho 2017 (Encerrado)

 


«Desafios contemporâneos da Educação Social na América Latina e na Europa: diálogos entre prática e teoria»

 

O campo conceptual, metodológico e jurídico da Educação Social enfrenta desafios diferenciados na Europa e na América Latina. Se, no seio dos países europeus, se constata já uma crescente pesquisa sobre a especificidade da intervenção do Educador Social e uma tendência para harmonizar o seu reconhecimento legal e a sua formação profissional, ainda não se pode falar numa real convergência terminológica ou conceptual, designadamente pela indefinição persistente quanto ao que se entende por Educação Social, Pedagogia Social e Trabalho Social. Na América Latina, por sua vez, o campo conceptual e legal-jurídico da Educação Social, que ainda está em processo de constituição, considera a existência de inúmeras e diferentes práticas como contributos para a definição de sua legislação específica. 

Na ausência de uma interpretação unívoca sobre o corpus teórico, a formação, a identidade e o estatuto profissional do Educador Social, uma das características atuais da Educação Social na América Latina diz respeito ao trabalho que favoreça e facilite o convívio social, buscando a garantia de direitos para todos, uma vez que a Educação Social se refere aos processos educacionais estatais e coletivos que acontecem fora do âmbito da família e da escola, com destaque para aqueles cidadãos que vivenciam situações de risco e/ou conflito ou carência social. Na Europa, a complexificação das sociedades e a existência de sistemas de proteção social, aliados à mudança do conceito de educação, rompem com o caráter assistencialista ou de urgência da intervenção para privilegiar a formação pessoal e cívicas do cidadão, característica da Educação Social.

Neste pressuposto, esta dimensão da Educação Social pode ser trabalhada em múltiplos contextos, nos quais o compromisso com problemáticas que são importantes para um determinado grupo é considerado ponto fundamental para o desenvolvimento do trabalho educacional no campo da educação não formal. Para a discussão proposta neste dossiê, a revista Saber & Educar, na sua edição do primeiro semestre de 2017, chama a atenção para as múltiplas relações que estabelecem, entre si, a Pedagogia Social e o campo da educação não formal, na diversidade de respostas socioeducativas dadas às problemáticas específicas de cada diferente lugar. O que se propõe é um diálogo que busque apresentar e problematizar trajetórias construídas por teorias e práticas da Educação Social na Europa, que tem já um longo percurso de pesquisas e ações constituídas e em constante avaliação, com a criação e emergência desse campo na América Latina. Neste contexto, marcado por uma forte relação com a educação popular, com os movimentos sociais, busca-se, neste momento, maior compreensão sobre quais os processos relacionados com a regulamentação da profissão e a formação dos educadores sociais no Brasil e em outros países latino-americanos.

Convida-se à apresentação de artigos com pesquisas e experiências em matérias como, por exemplo, a profissionalização e formação do educador social e os diálogos sobre a regulamentação da Educação Social na América Latina e na Europa; a resistência nas ações da Educação Social e sua relação com a militância e movimentos sociais; a relação entre Educação Social e processos migratórios: experiências de hospitalidade, mediação intercultural e/ou a questão étnica/racial; a questão do feminismo, género e diversidade na Educação Social; práticas e teorias de Animação Sociocultural em ações de Educação Social; Educação ambiental/Ambientalismo e Educação Social; Educação Social e outras áreas de intervenção socioeducativa como educação de adultos, laboral, ocupacional, para o tempo livre ou a saúde, entre outras.

Escrita a duas mãos, esta chamada a artigos constitui uma iniciativa conjunta da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), Portugal e da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), Brasil, com o objetivo de promover a discussão e divulgação de pesquisas em Educação Social que se encontram em permanente processo de construção.

 

Data limite de submissão: 1 de junho de 2017.

Submissão: http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/about/submissions#onlineSubmissions

Contactosrevistasabereducar@esepf.pt

 
Publicado: 2017-03-13
 

Publicação novo número S&E: Nº 21

 

 

«Estudos da Criança»

O campo multidisciplinar dos Estudos da Criança desenvolveu-se muito significativamente a partir do início deste século. Ao colocar definitivamente na agenda da investigação com crianças temas como a da capacidade das crianças, enquanto sujeitos, para a produção cultural e da infância como categoria social constituída através de processos históricos em mudança acelerada, os Estudos da Criança têm vindo a permitir renovar o conhecimento, mas também as práticas sociais na intervenção e na educação junto dos mundos de vida social e cultural da infância.

Do lado da renovação dos modos de construção do conhecimento, o aspeto mais relevante do contributo dos Estudos da Criança reside, precisamente, na conjunção multidisciplinar – e, em alguns casos mais sucedidos, interdisciplinar – de áreas de saber que, ocupando-se tradicionalmente das crianças e do período da infância, produziram as suas teorias, constructos e mesmo metodologias de forma distinta, promovendo como objeto conceções parciais e fragmentárias da criança: o corpo da criança e as suas dimensões biológicas, a mente da criança e seu desenvolvimento psicológico, a aprendizagem da criança e a sua condição de aluna, a criança reprodutora da cultura e das relações sociais dominantes, etc. A abordagem multidisciplinar da criança não constitui um simples efeito de abordagem sistémica, mas é desafiadora dos saberes tradicionalmente constituídos, estabelecendo novas relações, por exemplo entre corpo e mente, sociedade e cultura, singularidade e diferença, subjetivação e socialização. Essa abordagem é, portanto, produtora de novas agendas, problemáticas, áreas de conhecimento e perspetivas sobre as crianças, as suas vidas e os contextos de ação e de educação.  

 DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol0

 
Publicado: 2017-01-01 Mais...
 
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