Diálogos entre a Educação Histórica e o desenvolvimento do pensamento crítico

um estudo de caso com alunos do 1.º CEB e do 2.º CEB

Autores

  • Vânia Graça Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto, (Portugal) https://orcid.org/0000-0002-7000-7211
  • Cristina Maia Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto, Portugal e Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho (Portugal) https://orcid.org/0000-0002-0466-3085

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v33i1.37962

Palavras-chave:

Educação Histórica, 1.º CEB, 2.º CEB

Resumo

A Educação Histórica apresenta-se como uma área potencializadora do desenvolvimento do pensamento histórico e crítico, através do trabalho com conceitos metahistóricos potenciados pela análise de diversas fontes históricas. Desta forma, trabalhar a multiperspetiva em História favorece o desenvolvimento do pensamento histórico social e crítico dos alunos, dado que um dos objetivos da mesma é formar indíviduos críticos, interventivos e conscientes na sociedade em que vivem. O presente estudo teve como intuito averiguar de que forma o ensino da História contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, através do desenho de sequências didáticas. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual se pretendeu estudar duas realidades educativas: uma turma do 3.º ano e uma turma de 6.º ano de um Agrupamento de escolas do Porto. Utilizaram-se vários instrumentos e técnicas de recolha de dados como grelhas de observação direta e focus group aos alunos. Para análise dos dados utilizaram-se as técnicas de análise da Grounded Theory. Os resultados permitem concluir que houve alterações no desempenho dos alunos ao nível do desenvolvimento do pensamento crítico, tendo contribuído para que estes compreendessem a importância da aprendizagem da História na formação de uma cidadania democrática.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Graça, V., & Maia, C. . (2024). Diálogos entre a Educação Histórica e o desenvolvimento do pensamento crítico: um estudo de caso com alunos do 1.º CEB e do 2.º CEB. Saber E Educar, 33(1). https://doi.org/10.25767/se.v33i1.37962