O uso da Metodologia ativa de Rotação por Estações para compreender e valorizar o património histórico: um estudo com alunos do 1.º CEB sobre o Mosteiro da Batalha

Autores

Palavras-chave:

Metodologia de Rotação por Estações, Património histórico, 1.º CEB

Resumo

Compreender o passado histórico é fundamental na construção de cidadãos do amanhã. Proporcionar às crianças o contacto direto com diferentes abordagens de património, fomentando a sua leitura a níveis cada vez mais exigentes, traz potencialidades na forma como veem essa cultura material. Por sua vez, quando o docente constrói ambientes de aprendizagem mais ativos para essa exploração, em que os alunos têm oportunidade de vivenciar uma série de tarefas para a sua compreensão histórica, como o uso da Metodologia Rotação por Estações, estes atribuem mais significado ao que aprendem. Este artigo pretende apresentar uma prática educativa realizada com alunos do 1.º CEB de uma escola do norte de Portugal, no qual se recorreu à Metodologia de Rotação por Estações para a compreensão e valorização do monumento histórico do Mosteiro da Batalha. Seguiu-se uma metodologia de investigação-ação e pela utilização de diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados. Os resultados evidenciam que o uso desta metodologia potenciou a compreensão e valorização do património histórico, desenvolvendo competências históricas, digitais e outras competências transversais importantes para o cidadão de amanhã.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Rodrigues, I., Graça , V. ., & Pereira, S. . (2024). O uso da Metodologia ativa de Rotação por Estações para compreender e valorizar o património histórico: um estudo com alunos do 1.º CEB sobre o Mosteiro da Batalha. Saber E Educar, 33. Obtido de https://revista.esepf.pt/article/view/37961

Edição

Secção

Caderno Temático