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S&E 33(2024)

2023-11-22

 

A submissão de trabalhos encontra-se aberta em permanência.

Revista S&E N.º 33 (2024)

A revista aceita a submissão em fluxo contínuo sobre investigação empiricamente sustentada ou textos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas relacionadas com a área da Educação

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Número Atual

Vol. 32 N.º 2 (2023): Caderno temático INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA (Em Progresso)
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A intervenção comunitária, enquanto ação que visa uma mudança social planeada, fruto das necessidades identificadas ou sentidas por uma população local e enfrentadas com a sua participação, conheceu significativos avanços nos últimos anos, não só ao nível das suas teorias fundacionais, filosofias de ação ou modelos de intervenção preconizados, mas também ao nível das metodologias, estratégias e/ou técnicas implementadas. A melhoria das condições de vida e de convivência de uma dada comunidade configura um campo de ação e de reflexão de natureza transdisciplinar e multiprofissional que, não podendo prescindir de recursos humanos e materiais e de uma determinada rede de parcerias, mobiliza a própria comunidade enquanto protagonista do seu processo de emancipação e desenvolvimento coletivo. Ensaiando-se um percurso interrogativo, indaga-se:

· Que mudanças ocorreram, nos últimos anos, no mundo, que justificam a emergência de novas abordagens teóricas e práticas de intervenção comunitária?

· Que desafios epistemológicos enfrentam os agentes para (continuar) a articular teoria e prática na intervenção comunitária?

· Que (novas) metodologias, métodos e estratégias de intervenção merecem ser destacadas na contemporaneidade?

· Como articular, na intervenção comunitária, a tríade: comunidade, participação e desenvolvimento humano?

· Que relações têm vindo a destacar-se na intervenção comunitária entre o trabalho comunitário, as organizações sociais e o desenvolvimento local?

· Que (novas) competências são chamados e mobilizar os interventores sociais para enfrentar os desafios da realidade atual?

· Que características encerram as políticas públicas potenciadoras ou, pelo contrário, inibidoras do desenvolvimento comunitário?

Publicado: 2023-11-22
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SUBMISSÕES:  ABERTA EM PERMANÊNCIA

A submissão de trabalhos encontra-se aberta em permanência.

A revista Saber & Educar é um periódico, online de acesso aberto a artigos originais e revistos por pares, na área das Ciências de Educação.A revista aceita a submissão em tempo contínuo sobre investigação empiricamente sustentada ou textos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas relacionadas com a área da Educação. Para além dos manuscritos submetidos individualmente, a SE lança call semestral para Caderno Temático.