A Metodologia de Projeto no Ensino-Aprendizagem
A Perspetiva dos Estudantes de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.25767/se.v34i1%20(Em%20Progresso).42159Palavras-chave:
Projetos, Ensino, Metodologia como assunto, estudantes de enfermagem, perspectiva, ensino de enfermagemResumo
O estudo tem como objetivos: identificar a perspetiva dos estudantes sobre a utilização da metodologia de projeto no ensino aprendizagem e destacar os pontos fortes e áreas que necessitam de melhoria. Metodologia: É um estudo quantitativo, descritivo e analítico, com utilização de um questionário desenvolvido com auxílio da Inteligência Artificial (IA) e validado pelos professores. A participação foi voluntária, garantindo a confidencialidade dos dados, que foram analisados com recurso ao software Microsoft Excel e SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Resultados: Participaram 64 estudantes, a maioria do Curso de Licenciatura em Enfermagem, seguindo-se o Curso de Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde. As dimensões “articulação pedagógica”, “colaboração e autonomia do discente” e “eficácia pedagógica” obtiveram concordância positiva em 74.5%, 79.7% e 67.1%, respetivamente. A dimensão “desenvolvimento de competências”, obteve uma concordância elevada (82.3%). Foram destacados pontos fortes como o “acompanhamento contínuo”, “autonomia de execução” e o “desenvolvimento de pensamento crítico”. Os aspetos a melhorar referidos foram o “tempo de execução” e a “falta de um guia orientador do projeto”. Conclusão: A metodologia de projeto é uma ferramenta poderosa, mas o seu sucesso depende de ajustes contínuos e do comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo. Além disso, a metodologia pode ser mais eficaz se integrada em práticas interdisciplinares, preparando os estudantes para os desafios reais do exercício profissional.
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