Vol. 22 (2017): Desafios contemporâneos da Educação Social na América Latina e na Europa: diálogos entre prática e teoria

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O campo conceptual, metodológico e jurídico da Educação Social enfrenta desafios diferenciados na Europa e na América Latina. Se, no seio dos países europeus, se constata já uma crescente pesquisa sobre a especificidade da intervenção do Educador Social e uma tendência para harmonizar o seu reconhecimento legal e a sua formação profissional, ainda não se pode falar numa real convergência terminológica ou conceptual, designadamente pela indefinição persistente quanto ao que se entende por Educação Social, Pedagogia Social e Trabalho Social. Na América Latina, por sua vez, o campo conceptual e legal-jurídico da Educação Social, que ainda está em processo de constituição, considera a existência de inúmeras e diferentes práticas como contributos para a definição de sua legislação específica. 

Na ausência de uma interpretação unívoca sobre o corpus teórico, a formação, a identidade e o estatuto profissional do Educador Social, uma das características atuais da Educação Social na América Latina diz respeito ao trabalho que favoreça e facilite o convívio social, buscando a garantia de direitos para todos, uma vez que a Educação Social se refere aos processos educacionais estatais e coletivos que acontecem fora do âmbito da família e da escola, com destaque para aqueles cidadãos que vivenciam situações de risco e/ou conflito ou carência social. Na Europa, a complexificação das sociedades e a existência de sistemas de proteção social, aliados à mudança do conceito de educação, rompem com o caráter assistencialista ou de urgência da intervenção para privilegiar a formação pessoal e cívicas do cidadão, característica da Educação Social.

Neste pressuposto, esta dimensão da Educação Social pode ser trabalhada em múltiplos contextos, nos quais o compromisso com problemáticas que são importantes para um determinado grupo é considerado ponto fundamental para o desenvolvimento do trabalho educacional no campo da educação não formal. Para a discussão proposta neste dossiê, a revista Saber & Educar, na sua edição do primeiro semestre de 2017, chama a atenção para as múltiplas relações que estabelecem, entre si, a Pedagogia Social e o campo da educação não formal, na diversidade de respostas socioeducativas dadas às problemáticas específicas de cada diferente lugar. O que se propõe é um diálogo que busque apresentar e problematizar trajetórias construídas por teorias e práticas da Educação Social na Europa, que tem já um longo percurso de pesquisas e ações constituídas e em constante avaliação, com a criação e emergência desse campo na América Latina. Neste contexto, marcado por uma forte relação com a educação popular, com os movimentos sociais, busca-se, neste momento, maior compreensão sobre quais os processos relacionados com a regulamentação da profissão e a formação dos educadores sociais no Brasil e em outros países latino-americanos.

Sumário Editorial

Desafios contemporâneos da Educação Social na América Latina e na Europa: diálogos entre prática e teoria José Luís Gonçalves, Juliana Pedreschi Rodrigues, Valéria Aroeira Garcia 8-13

Artigos 

Panorama da Educação social no Brasil: o papel e importância da militância e das associações de educadores socais. Juliana Pedreschi Rodrigues, Valéria Aroeira Garcia 14-22

Social education from an european perspective. François Gillet 24-33

Profesionalización y ámbitos profesionales de la Educación Social: formación en género desde la universidad Victoria Pérez-de-Guzmán, Encarna Bas-Peña, Juan Francisco Trujillo Herrera 34-43

Desafios epistemológicos e metodologia de intervenção da pedagogia-educação social – reflexões numa zona de fronteira Rosanna Barros 44-53

Dimensão Relacional na Educação Social: contribuições da psicanálise para a sua compreensão e manejo Patrícia Junqueira Grandino  54-61

Educação Social: caminhos percorridos, desafios e oportunidades contemporâneas. Aproximações entre Portugal e o Brasil Sílvia Azevedo, Fátima Correia, Érico Ribas Machado, Jacyara Silva de Paiva 62-71

A luta por reconhecimento como processo educativo: Paisagem, Educação Ambiental, Educação Social Francisco Del Moral Hernandez 72-81

A Regulação da educação social como profissão: uma análise aos processos da regulação da identidade e do estatuto socioprofissional do educador social em Portugal e no Brasil Henrique Pereira Ramalho 82-91

Arte, lazer e juventude no contexto da educação social Iranilda Oliveira de Medeiros, Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco 92-103

Variæ Caracterização da visão de mundo dos universitários: estudo comparativo entre uma universidade brasileira e portuguesa

Rubia Salheb Fonseca, Amâncio Carvalho, Joaquim Escola, Armando Loureiro104-115

Published: 2024-10-21