O contributo de Paulo Freire no combate às desigualdades de acesso e participação educacionais

Autores/as

  • Ana Sofia Gonçalves Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia; CeiED; Agrupamento de Escolas da Boa Água (Sesimbra)
  • Paula Oliveira Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia; CeiED

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29379

Palabras clave:

Direito à Educação; Necessidades Específicas; Emancipação educativa

Resumen

Atualmente, sabe-se que a Educação de boa qualidade, na sua acessibilidade e prática plenas, reinvidicada como Direito Humano, não abrange somente a necessidade de um cariz normativo, mas principalmente, a envolvência do trabalho conjunto de todos os agentes educativos inerentes a este processo. Para tal, é imprescindível não apenas uma Educação, em que se exerça o direito de se ser apreendente, mas, primordialmente, a oportunidade de igualdades e equidade social e académicas, nos deveres e direitos, garantidos e invocados pela UNESCO (1994, 2009, 2015, 2019).
A realização deste artigo prioriza a necessidade de exigir uma sociedade mais justa, na qual, através das propostas freirianas, se possa ascender à emancipação educativa. Propomos, desta forma, refletir, ainda que ousadamente, sobre a proposta de Paulo Freire, relativa ao direito educacional de Todos, especialmente, para as crianças com Necessidades Específicas, em idade pré escolar.

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

Gonçalves, A. S., & Oliveira, P. (2022). O contributo de Paulo Freire no combate às desigualdades de acesso e participação educacionais. Saber E Educar, 31(2). https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29379