Literacia Científica Infantil

Estratégias de educação não formal e informal de um Centro de I&D como resposta à necessidade da região do Baixo Alentejo

Autores

  • Fátima Duarte Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL)- Instituto Politécnico de Beja (IPBe-ja)
  • Rita Martins Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL)- Instituto Politécnico de Beja (IPBe-ja)
  • Patrícia Passinha CEBAL - Centro de Biotecnologia Agricola e Agro-Alimentar do Alentejo - Instituto Politécnico de Beja (IPBe-ja)

Palavras-chave:

Literacia científica infantil, Sucesso escolar, Ciência

Resumo

O incremento da literacia científica, a compreensão pública da Ciência, a disseminação dos resultados de investigação e a transferência de tecnologia são partes integrantes da missão do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), uma instituição de I&D situada num território rural de baixa densidade. Atento às características da região onde se insere, o CEBAL prima pela sua estreita ligação à comunidade e apoio às suas necessidades, onde a formação de crianças e jovens se tem vindo a desenvolver como uma resposta complementar para o território. Este artigo vem expor as principais abordagens desenvolvidas pelo CEBAL no apoio diferenciador e inovador que presta, apresentando estratégias educativas complementares multidisciplinares que exploram a potencialidade do uso de atividades lúdico-científicas, e o seu contributo para o desenvolvimento de competências sociais emocionais (soft skills) bem como para a promoção do sucesso escolar.

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Publicado

2022-03-25

Como Citar

Duarte, F., Martins, R., & Passinha, P. (2022). Literacia Científica Infantil: Estratégias de educação não formal e informal de um Centro de I&D como resposta à necessidade da região do Baixo Alentejo. Saber E Educar, 31(1). Obtido de https://revista.esepf.pt/article/view/29832