O Papel das atividades de divulgação científica na promoção da literacia científica

Autores

  • Marisa Correia Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém. Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV), Rio Maior, Portugal
  • Maria Clara Martins Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém

Resumo

Recentemente, diversas problemáticas que afetam a nossa sociedade, como a pandemia da COVID-19 ou as alterações climáticas, têm feito emergir questões relacionadas com a desinformação e o negacionismo científico. A divulgação científica tem um papel fundamental na promoção da literacia científica e da compreensão pública da ciência em contextos não formais. Neste contexto, no âmbito de um Curso Profissional Superior foi desenvolvida uma disciplina com a finalidade de desenvolver competências para planearem, dinamizarem e avaliarem atividades de divulgação científica para crianças e jovens. Esta experiência revelou que os estudantes aprofundaram as suas ideias sobre os propósitos e a relevância da divulgação científica; bem como desenvolveram conhecimentos sobre a sua operacionalização.

Biografia Autor

Marisa Correia, Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém. Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV), Rio Maior, Portugal

Professora adjunta na Escola Superior de Educação de Santarém/Instituto Politécnico de Santarém. Doutorada em Educação, na área de especialidade em Didática das Ciências pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Licenciada em Ensino da Física e da Química e Mestre em Educação, especialização em Supervisão e Orientação Pedagógica, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Com uma Pós-graduação em Educação e Tecnologias Digitais do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Membro integrado do Centro de Investigação em Qualidade da Vida. Desenvolve investigação no âmbito da formação de educadores e professores do 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, na área da: Didática das Ciências; Educação Ambiental; Tecnologias Digitais na Educação; E-learning, Educação a distância. Subcoordena o Projeto e-learning IPSantarém. Cocoordenadora do Ctec - Centro Tecnológico da ESES

Referências

Albagli, S. (1996). Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Revista Ciência da Informação, 25(3), 396-404.

Borsese, A. (1999). Hacer divulgación científica: una tarea muy delicada. Alambique, 21, 41-48.

Carvalho, G. (2009). Literacia científica: Conceitos e dimensões. In F. Azevedo & M. G. Sardinha (Coord.) Modelos e práticas em literacia (pp.179‐194). Lidel.

Demirdöğen, B., & Aydın-Günbatar, S. (2021). Teaching nature of science through the use of media reports on COVID-19. Science Activities, 58(3), 98-115. 10.1080/00368121.2021.1957757

Fuertes-Prieto, M. Á., Andrés-Sánchez, S., Corrochano-Fernández, D., Urones-Jambrina, C., Delgado-Martín, M. L., Herrero-Teijón, P., & Ruiz, C. (2020). Pre-service Teachers’ False Beliefs in Superstitions and Pseudosciences in Relation to Science and Technology. Science & Education, 29, 1235–1254. https://doi.org/10.1007/s11191-020-00140-8

Hernando, M. C. (2002). La divulgación científica y los desafios del nuevo siglo. Comunicação apresentada no Congresso Internacional de divulgação científica: Ética e divulgação científica – os desafios do novo século. Universidade de São Paulo.

Howell, E. L., & Brossard, D. (2021). (Mis)informed about what? What it means to be a science-literate citizen in a digital world. Proceedings of the National Academy of Sciences, 118(15), e1912436117. https://doi.org/10.1073/pnas.1912436117

López, A. B. (2004). Relaciones entre la educación científica y la divulgación de la ciencia. Revista Eureka sobre Enseñanza de las Ciencias, 1(2), 70-86.

Marandino, M., Silveira, R., Cheline, M. J., Fernandes, A., Rachid, V., Martins, L., Lourenço, M., Fernandes, J., & Florentino, H. (2017). A educação não formal e a divulgação científica: o que pensa quem faz? In Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino das Ciências, ENPEC, XI. Florianópolis. http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/oquepensa_trabcongresso5.pdf

Miller, J. D. (1983). Scientific literacy: A conceptual and empirical review. Daedalus, 112, 29–48.

Ramos, A., & Faria, P. (2012). Literacia digital e literacia Informacional: breve análise dos conceitos a partir de uma revisão sistemática de literatura. Revista Linhas, 13(2), 29-50.

Serpa, S., Ferreira, C. M., Sá, M. J., & Santos, A. I. (2021). COVID-19 and Scientific Literacy. Journal of Educational and Social Research, 11(2), 1. https://doi.org/10.36941/jesr-2021-0024

Sharkawy, A. (2012). Exploring the potential of using stories about diverse scientists and reflective activities to enrich primary students’ images of scientists and scientific work. Cultural Studies of Science Education, 7(2), 307–340

Silva, H. (2006). O que é a divulgação científica? Ciência & Ensino, 1(1), 53-59.

Solomon, M. (2021). Trust: The Need for Public Understanding of How Science Works. Democracy in Crisis: Civic Learning and the Reconstruction of Common Purpose. Hastings Center Report 51(S1), S36-S39.

Tuffani, M. (2004). Divulgação científica e educação. Comunicação apresentada no Congresso Internacional de divulgação científica: Ética e divulgação científica – os desafios do novo século. Universidade de São Paulo.

Valério, M., & Bazzo, W. A. (2006). O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología, Sociedade Innovación, 7, 1-11.

van Uum, M., Verhoeff, R., & Peeters, M. (2016). Inquiry-based science education: towards a pedagogical framework for primary school teachers. International Journal of Science Education, 38(3), 450-469. https://doi.org/10.1080/09500693.2016.1147660

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

2022-03-25

Como Citar

Correia, M., & Martins, M. C. (2022). O Papel das atividades de divulgação científica na promoção da literacia científica. Saber E Educar, 31(1). Obtido de https://revista.esepf.pt/article/view/29834