A participação das crianças no bem-estar comunitário
Um estudo de caso num contexto rural
DOI:
https://doi.org/10.25767/se.v32i2.33229Palavras-chave:
Participação das Crianças; Culturas de Infância; Comunidade; Bem-EstarResumo
As crianças são um grupo social desproporcionalmente afetado pelas desigualdades socioeconómicas, problemas ambientais, violências e doença (Madeira, 2015; Sarmento, 2004). Para além disso, as perspetivas sociais sobre a infância têm contribuído para a construção de um sistema que vulnerabiliza mais as crianças, retirando-lhes a autonomia e impedindo o seu acesso ao Direito à Participação, consagrado pelo artigo 12º da Convenção sobre os Direitos das Crianças. Por ser um direito, entende-se, neste contexto, que a participação de crianças e jovens é um aspeto essencial para o desmantelar dessas estruturas de poder trazendo benefícios para toda a sociedade (Cortesão & Jesus, 2022; Madeira, 2015; Sarmento, 2004; Taylor & Percy-Smith, 2008). Considerando as Comunidades como lugares privilegiados de intervenção (Ornelas, 1997), a presente investigação procurou explorar as relações entre Comunidade e Participação das crianças.
Através de um estudo de caso num Centro Comunitário, procurou-se compreender uma realidade comunitária, percebendo de que forma as comunidades moldam as infâncias e, ao mesmo tempo, qual é o potencial das crianças na transformação das comunidades, defendendo a ideia de que o envolvimento e participação das crianças e jovens é a chave para um futuro melhor.
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