Inovação pedagógica nos centros educativos das Irmãs Doroteias

a participação das crianças

Autores

  • Pedro Jesus Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano. Universidade Católica Portuguesa; Centros Educativos das Irmãs Doroteias
  • Irene Cortesão Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v30i.29476

Resumo

Os centros educativos das Irmãs Doroteias em Portugal têm vindo a empreender nos últimos anos um processo de inovação educacional. Perseguindo um perfil de alunos(as) e um perfil de educadores(as) de marca identitária, o caminho percorrido em rede tem privilegiado a inovação ao nível do planeamento da ação e a inovação pedagógica em três domínios, a educação da interioridade, a gestão curricular e a participação das crianças. Este texto centra-se no âmbito da participação das crianças, procura refletir sobre o modo como se estrutura o trabalho pedagógico e a formação em ação numa dinâmica de oficina de inovação pedagógica, identificar temáticas comuns à inovação pedagógica que tem sido protagonizada pelos atores sociais em cada centro educativo, e perspetivar os próximos passos a dar.

Downloads

Publicado

2023-02-03

Como Citar

Jesus, P., & Cortesão, I. (2023). Inovação pedagógica nos centros educativos das Irmãs Doroteias: a participação das crianças. Saber E Educar, 30(1). https://doi.org/10.25767/se.v30i.29476