Vol. 32 N.º 2 (2023): Caderno temático INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA

					Ver Vol. 32 N.º 2 (2023): Caderno temático  INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA

A intervenção comunitária, enquanto ação que visa uma mudança social planeada, fruto das necessidades identificadas ou sentidas por uma população local e enfrentadas com a sua participação, conheceu significativos avanços nos últimos anos, não só ao nível das suas teorias fundacionais, filosofias de ação ou modelos de intervenção preconizados, mas também ao nível das metodologias, estratégias e/ou técnicas implementadas. A melhoria das condições de vida e de convivência de uma dada comunidade configura um campo de ação e de reflexão de natureza transdisciplinar e multiprofissional que, não podendo prescindir de recursos humanos e materiais e de uma determinada rede de parcerias, mobiliza a própria comunidade enquanto protagonista do seu processo de emancipação e desenvolvimento coletivo. Ensaiando-se um percurso interrogativo, indaga-se:

· Que mudanças ocorreram, nos últimos anos, no mundo, que justificam a emergência de novas abordagens teóricas e práticas de intervenção comunitária?

· Que desafios epistemológicos enfrentam os agentes para (continuar) a articular teoria e prática na intervenção comunitária?

· Que (novas) metodologias, métodos e estratégias de intervenção merecem ser destacadas na contemporaneidade?

· Como articular, na intervenção comunitária, a tríade: comunidade, participação e desenvolvimento humano?

· Que relações têm vindo a destacar-se na intervenção comunitária entre o trabalho comunitário, as organizações sociais e o desenvolvimento local?

· Que (novas) competências são chamados e mobilizar os interventores sociais para enfrentar os desafios da realidade atual?

· Que características encerram as políticas públicas potenciadoras ou, pelo contrário, inibidoras do desenvolvimento comunitário?

Este caderno temático orienta-se para temas da intervenção comunitária numa perspetiva uni/inter/transdisciplinar (antropologia, psicologia, sociologia, educação/serviço social, entre outras), aplicados aos mais diversos âmbitos (escolar, social, cultural, económico, ambiental, da saúde, etc.), tendo em vista enfrentar desafios de inclusão, coesão e justiça social; de promoção da igualdade de género, de oportunidades de aprendizagem e de emprego; de participação cívica e política da comunidade; de reconhecimento e usufruto dos direitos humanos, entre outros desafios, com o objetivo de fazer face às necessidades dos mais variados sujeitos pessoais e coletivos.

Publicado: 2023-11-22