Vol. 29 N.º 1 (2020): Escolas encerradas: Que educação em tempos de COVID-19?

					Ver Vol. 29 N.º 1 (2020): Escolas encerradas: Que educação em tempos de COVID-19?

A emergência inusitada da pandemia provocada pela Covid-19 tem-se vindo a traduzir em acentuadas disrupções sociais e económicas em todas as latitudes do globo. No âmbito da educação, a maioria dos países decidiu-se pelo encerramento temporário dos estabelecimentos escolares e a suspensão da frequência presencial dos alunos às aulas. Decorre dessa decisão que, em maio de 2020, se registavam, em todo o mundo, mais de 1,5 mil milhões de alunos fora dos estabelecimentos de ensino. Os países que encerraram as escolas encontraram formas muito diversificadas de dar continuidade aos processos de aprendizagem curriculares, promovendo, entre outras, modalidades de ensino online através de plataformas digitais, disponibilizando aulas através da televisão ou da rádio ou, ainda, recuperando as convencionais entregas de materiais didáticos em papel na casa dos alunos. Noutras latitudes, o ensino escolar ficou simplesmente interrompido.

Encontrando-se no terreno um conjunto vasto de estudos a coligir dados a respeito do encerramento escolar (e.g. UNESCO Survey on National Education Responses to COVID-19 School Closure), parece já ser possível identificar alguns impactos que este fenómeno teve neste período sobre os vários agentes – alunos, docentes, famílias, comunidades, lideranças escolares – e retirar ilações sobre aspetos tão distintos como as práticas pedagógicas implementadas, as ferramentas digitais utilizadas e as competências adquiridas, a qualidade da relação educativa estabelecida, os processos de socialização promovidos, a liderança escolar exercida, as políticas educativas adotadas, as (des)igualdades sociais entre alunos, entre outros aspetos considerados pertinentes em todos os níveis de ensino.

Perspetivando-se uma retoma gradual do ensino presencial na maioria dos países, importa fazer um balanço dos ganhos e das perdas alcançados neste período atípico vivido na educação e indagar sobre as aprendizagens feitas o que de melhor se deve, doravante, adotar. Com esse objetivo, o presente número 29 da Revista Saber & Educar é dedicado ao tema: “Escolas encerradas: que educação em tempos de Covid-19?” e pretende reunir um conjunto diversificado de contributos cientificamente sustentados que permita assinalar com rigor as marcas deixadas na educação desta nossa experiência coletiva extraordinária.

Editorial

Educação e Resiliência
Education and Resilience

José Luís Gonçalves PDF

Artigos

Communication and the Global Pandemic: Sustaining Continity, Rhythm, and Balance
Comunicação e a pandemia global: manter a continuidade, o ritmo e o equilíbrio

David T. Hansen PDF

As escolas fecharam, a educação não ficou suspensa
Schools closed, education was not suspended

João Costa PDF

Educação em tempos de Covid-19 - descrições, observações e questões, a partir de uma perspetiva alemã
The impact of the Covid 19 pandemic on school education in Germany

Dirk Oesselmann PDF

Covid-19, Estatuto da Criança e do Adolescente e o papel de educadoras e educadores sociais no Brasil: sobre o sobreviver e o cuidado mútuo
Covid-19, Children and Adolescents Statute and the role of social educators in Brazil: on surviving and mutual

Juliana Pedreschi Rodrigues, Valéria Aroeira Garcia, Talita Alessandra Tristão PDF

A educação de crianças e jovens durante a pandemia da Covid-19. “Tem alguém aí, ou vamos apenas cumprir tarefas?”
The education of children and young people during the Covid-19 pandemic. "Is anyone there, or are we just going to do school work?"

Danielle do Nascimento Rezera, Raquel Gomes D'Alexandre PDF

Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino
Education in values in distance learning with students of the 1st cycle of basic education

Ana Catarina Ferreira Pinto, Margarida M. Marques PDF

Por um currículo que nos una: uma reflexão educativa em tempos de covid 19
For a curriculum that unites us: an educational reflection in times of covid 19

Pedro Duarte PDF

A escola em tempos de pandemia: narrativas de professores
School in times of pandemic: teacher narratives

José Verdasca PDF

Publicado: 2024-10-18

Número Completo