Refletindo sobre algumas das interessantes transgressões da obra de Freire

Autores

  • José Pedro Amorim Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Luiza Cortesão Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29368

Palavras-chave:

Paulo Freire; Educação

Resumo

Debruçando-se sobre a ambiguidade do conceito de transgressão, o texto discute alguns aspetos da obra de Paulo Freire que, para além de fascinantes e corajosos, são claramente transgressivos em relação a normas, habitualmente aceites, no campo mais tradicional da Ciência. Esses aspetos, aliás, conferem ao seu trabalho características de uma atualidade surpreendente. A articulação entre Cristo e Marx é apresentada como exemplo de transgressão na obra de Freire – e o conceito de Páscoa é caraterizado como ilustração dessa mesma transgressão. A Páscoa, como Freire a descreve, compreende uma dialética inseparável e transgressiva entre a indispensável natureza política da educação e a igualmente indispensável espiritualidade que lhe está associada, e à qual ela procura também conduzir.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Amorim, J. P., & Cortesão, L. (2022). Refletindo sobre algumas das interessantes transgressões da obra de Freire. Saber E Educar, 31(2). https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29368