Paulo Freire na África: contribuição político-pedagógico na formação de educadores de adultos em Cabo Verde

Autores

  • Florenço Mendes Varela Escola Universitária Católica de Cabo Verde

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29369

Palavras-chave:

Paulo Freire; Cabo Verde; educação de adultos; formação de educadores

Resumo

Este texto resulta de diversas comunicações no âmbito da preparação e da celebração do Centenário de Paulo Freire em 2020 e 2021 e pretende partilhar a contribuição político-pedagógico de Paulo Freire na formação de educadores em Cabo Verde e suas repercussões nas políticas educativas, tendo como base a minha tese de Doutoramento em Educação (Varela, 2018). País arquipelágico, africano e saheliano, Cabo Verde é um dos raros países que desenvolveu uma política de educação e formação de adultos, original, com uma continuidade notável, um subsistema de educação extraescolar, paralelo e equivalente ao subsistema escolar, com um currículo e um programa específico, uma carreira de educadores integrada na carreira do pessoal docente e um sistema de reconhecimento e certificação. O trabalho realizado que conduziu à tese, propõe-se a contextualizar historicamente a formação de educadores e analisar os seus resultados, utilizando o estudo de caso, com caráter essencialmente descritivo. No que respeita à contribuição político-pedagógico de Paulo Freire, os resultados apontam que a formação de educadores teve repercussões positivas, nomeadamente, no desenvolvimento de conhecimentos para o exercício da profissão, na democratização do acesso à educação, na valorização da carreira profissional do Educador de Adultos e no fortalecimento do sistema educativo nacional.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Varela, F. M. (2022). Paulo Freire na África: contribuição político-pedagógico na formação de educadores de adultos em Cabo Verde. Saber E Educar, 31(2). https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29369