Paulo Freire na África: contribuição político-pedagógico na formação de educadores de adultos em Cabo Verde
DOI:
https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29369Palabras clave:
Paulo Freire; Cabo Verde; educação de adultos; formação de educadoresResumen
Este texto resulta de diversas comunicações no âmbito da preparação e da celebração do Centenário de Paulo Freire em 2020 e 2021 e pretende partilhar a contribuição político-pedagógico de Paulo Freire na formação de educadores em Cabo Verde e suas repercussões nas políticas educativas, tendo como base a minha tese de Doutoramento em Educação (Varela, 2018). País arquipelágico, africano e saheliano, Cabo Verde é um dos raros países que desenvolveu uma política de educação e formação de adultos, original, com uma continuidade notável, um subsistema de educação extraescolar, paralelo e equivalente ao subsistema escolar, com um currículo e um programa específico, uma carreira de educadores integrada na carreira do pessoal docente e um sistema de reconhecimento e certificação. O trabalho realizado que conduziu à tese, propõe-se a contextualizar historicamente a formação de educadores e analisar os seus resultados, utilizando o estudo de caso, com caráter essencialmente descritivo. No que respeita à contribuição político-pedagógico de Paulo Freire, os resultados apontam que a formação de educadores teve repercussões positivas, nomeadamente, no desenvolvimento de conhecimentos para o exercício da profissão, na democratização do acesso à educação, na valorização da carreira profissional do Educador de Adultos e no fortalecimento do sistema educativo nacional.
Citas
Arroyo, M. (2006). Formar educadoras e educadores de adultos. In Formação de educadores de adultos. Soares, Leôncio (org.). Autêntica/SECAD-MEC/UNESCO.
Cabo Verde (1979). Relatório do Seminário de Formação de Coordenadores Regionais de Alfabetização. Praia.
Cabral, A. (1974). Guiné-Bissau: nação africana forjada na luta. Nova Aurora.
Freire, P. & Macedo, D. (1990). Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, P. (1985). Amílcar Cabral: o pedagogo da revolução. Palestra: 8 de novembro de 1985. Curso de Mestrado. Faculdade de Educação Universidade de Brasília (Não editado).
Freire, P. (1980). Paulo. Educação como prática da liberdade (11ª ed.). Paz e Terra.
Freire, P. (1978). Cartas à Guiné Bissau. Registros de uma experiência em processo (2ª ed.). Paz e Terra.
Gadotti, M. (2009). Moacir. Educação de Adultos como Direito Humano. Cadernos de Formação Nº 4. Editora e Livraria Instituto Paulo Freire.
Romão, J. & Gadotti, M. (2012) Paulo Freire e Amílcar Cabral. A descolonização das mentes. Editora e Livraria Instituto Paulo Freire.
Tavares, M. R. (2014). Formação de Professores e Trabalho Docente em Cabo Verde. Tese (Doutoramento em Educação: Currículo) Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.
UNESCO (2014). Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos. Repensando a Alfabetização. UNESCO.
Varela, F. (2009). O legado de Paulo Freire e a sua contribuição para a formação político-pedagógico em Cabo Verde. In Jason Mafra… [et al.] (Org.), Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 Anos de Pedagogia do Oprimido. Editora e Livraria Instituto Paulo Freire: Editora Esfera.
Varela, F. (2018). Concepções, trajetórias e práxis educativa: um estudo sobre o programa de formação de educadores de adultos em Cabo Verde. Tese (Doutoramento em Educação: Liderança Educacional). Universidade Aberta, Lisboa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A revista reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vista a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são da sua exclusiva responsabilidade.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A submissão de artigos a esta revista não contempla qualquer pagamento.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Legislação aplicável: Política de Proteção de Dados