A dialogicidade de Paulo Freire como participação democrática na Educação

Paulo Freire's contributions

Autores

  • Ana Sofia Gonçalves Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia; CeiED; Agrupamento de Escolas da Boa Água (Sesimbra)

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29373

Palavras-chave:

Educação; Diferença; Dialogicidade

Resumo

Correspondendo às diretrizes aspiradas pela UNESCO (1994, 2009, 2015, 2019), cabe à Educação encontrar, não apenas um caminho reflexivo, acerca da sua contribuição na vida do Homem, como também corresponder às necessidades inerentes ao direito pela Diferença. Na atualidade, e face às premissas de uma Educação democrática, são exigidas às escolas uma metodologia que se reja pelo compromisso a um “(…) processo que vise responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um.” (DL nº.54/2018, p.2919). A realização deste artigo prioriza evidenciar um dos contributo de Paulo Freire, que, ao exigir uma sociedade mais justa, possa ascender à emancipação educativa. Propomos, desta forma, refletir, sobre a dialogicidade, como estratégia preponderante no processo de ensino e aprendizagem de qualquer individuo.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Gonçalves , A. S. (2022). A dialogicidade de Paulo Freire como participação democrática na Educação: Paulo Freire’s contributions. Saber E Educar, 31(2). https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29373